FecharX

CCBB em Casa: exposições, música e artes cênicas podem ser vistas online

Todo o material está disponível gratuitamente e ainda é possível fazer visita virtual pelos prédios dos CCBBs de outros estados



Créditos da imagem: Reprodução/Obra de Arte Conversível Gordo, 2005. Criador Erwin Wurm. Direitos de Joana França
Main destaque reprocu%c3%a7%c3%a3o   obra de arte convers%c3%advel gordo  2005. criador erwin wurm. direitos de joana fran%c3%a7a
Redação Sou BH
15/04/20 às 14:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Enquanto os Centros Culturais Banco do Brasil de Belo Horizonte, RJ, SP e DF não reabrem para o público, é possível visitar conteúdos exclusivos da programação gratuitamente, tudo online. Estão disponíveis exposições, shows, espetáculos teatrais, material sobre mostras cinematográficas e arte educação. 

E, se bater aquela saudade, tem visita virtual pelos prédios dos CCBBs e por mostras contemporâneas já realizadas nos seus espaços, através do Google Arts & Culture

Confira as opções e viaje pelo universo da arte!

Exposições

Vaivém

A exposição investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade nacional no Brasil. Com curadoria de Raphael Fonseca, a mostra reúne cerca de 340 obras de coleções públicas e privadas, algumas especialmente criadas para o projeto.

Egito Antigo: Do cotidiano à eternidade

Pode ser encontrada em libras, com audioguia e audiodescrição no Musea. Disponível também um webinar com Pieter Tjabbes, curador da exposição, no YouTube.

Ivan Serpa – A Expressão do Concreto

Retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Visita à exposição com o curador Hélio Márcio Dias Ferreira.

Björk digital

Experiência de música e realidade virtual inspirada no álbum Vulnicura, da artista islandesa. Além dos conteúdos em tecnologia imersiva, a mostra contempla um cinema com os clipes mais icônicos de Björk. A obral é uma concepção de Björk e James Merry.

Chiharu Shiota - Linhas da Vida

"Linhas da Vida", de Chiharu Shiota, revisita a trajetória da artista japonesa, apresentando mais de 70 obras organizadas em cinco núcleos temáticos. Com gravuras, pinturas, esculturas, fotografias, vídeo performances e instalações, a exposição traça um panorama do trabalho da artista, desde o princípio de sua carreira, em 1994, até os dias atuais.

Nas redes sociais do CCBB Brasília está sendo promovido um tour virtual a exposição, dividido em postagens com frequência semanal. A série inclui vídeos de making off e falas da curadora da exposição, Tereza de Arruda, em material inédito.

Além das publicações, o aplicativo "Chiharu Shiota: Linhas da Vida" apresenta conteúdo exclusivo, com fotos e vídeos das obras, além de possuir recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em LIBRAS. O download está disponível para Android e IOS.


Música

Guinga e as vozes femininas - Shows inéditos

Shows da série musical Guinga e as Vozes Femininas, que aconteceriam no teatro, tiveram suas apresentações gravadas e o resultado, na íntegra, pode ser visto no YouTube do Banco do Brasil. A série musical celebra os 70 anos de vida do músico e compositor Guinga, não só um dos mais importantes violonistas da história da música brasileira, como também um dos compositores mais singulares de todos os tempos. O artista se apresenta ao lado de vozes femininas de diferentes gerações e com grandes violonistas da nova geração.

Guinga + Leila Pinheiro. Violão: Marcus Tardelli

Guinga + Anna Paes. Violão: Thiago Amud.


Teatro

Billdog 2

Uma história instigante e divertida que brinca com referências de HQ, dos filmes Noir e de ação. Nela, o ator Gustavo Rodrigues interpreta 46 personagens, acompanhado do eletrizante som ao vivo de Tauã, nesta deliciosa trama policial que evoca a cultura pop.

Tatá, O Travesseiro

Lipe é um menino que tem como melhor amigo o seu travesseiro Tatá. Eles formam uma dupla inseparável até que, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos. O garoto empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer os seus medos, os quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver.

A Valsa de Lili

O isolamento, embora triste em primeiro momento, não deve ser uma situação de angústia: pode ser um lugar de autoconhecimento e aprendizado sobre as condições humanas. Um assunto que confronta parte dos brasileiros em tempos de quarentena, também é o que permeia a comovente narrativa da peça "A Valsa de Lili", que foi apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília em março. A peça é inspirada no livro autobiográfico ‘Pulmão de Aço’, de Eliana Zagui (a Lili da vida real).

A Hora da Estrela

Macabéa é vista pela sociedade como uma mulher sem atrativos, que se contenta em ganhar menos de um salário, dividir um quarto com quatro pessoas, sofrer com um chefe rigoroso e não atrair a atenção de ninguém.


Cinema

Fellini il Maestro

A mostra de cinema "Fellini, Il Maestro" homenageia os 100 anos de nascimento do grande cineasta, celebrado em 20 de janeiro de 2020. Com curadoria de Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, conta com 24 títulos, incluindo a obra de estreia de Fellini, “Mulheres e Luzes”, de 1950, codirigido por Alberto Lattuada, indo até o último filme do mestre, “A Voz da Lua”, de 1990. Integra a mostra um excelente livro-catálogo, com mais de 400 páginas, onde constam filmografia, entrevistas, fotos, artigos críticos e ensaios escritos por grandes nomes do cinema, com destaque para o o capítulo de abertura: "Glauber Fellini", escrito por Glauber Rocha.

Mostra Scorcese 

Entre 2019, foi apresentado nos cinemas dos CCBBs Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, a mostra "Scorsese", que apresentou uma retrospectiva cinematográfica de um dos nomes mais importantes e influentes do cinema ainda em atividade. Além dos filmes, a mostra promoveu o curso “Scorsese: um homem de cinema”, com três aulas ministradas pela jornalista e crítica de cinema Cecília Barroso, agora podendo ser acessado em:

Aula 1- https://vimeo.com/401555392

Aula 2 - https://vimeo.com/401446993

Aula 3 - https://vimeo.com/401550603