FecharX

CCBB tem atividades culturais para crianças até 30/12

Contação de histórias, ateliê de gravura e até atividades para bebês estão na programação



Créditos da imagem: CCBB BH/Divulgação
Main ccbb educativo tem programacao infantil na semana do ano novo  1
Atividades culturais do CCBB incentivam as crianças a desenvolver relação pessoal e única com a arte
Redação Sou BH
27/12/22 às 08:26
Atualizado em 27/12/22 às 08:26

No período entre Natal e ano-novo, quando toda a programação relacionada ao Papai Noel já se encerrou, preencher o tempo de férias das crianças com atividades interessantes pode ser um desafio. O CCBB Educativo, projeto de mediação cultural do Centro Cultural Banco do Brasil em BH, segue com programação especial para as crianças até 30/12. A participação é gratuita. 

As atividades, conduzidas por educadores-artistas profissionais, têm como foco a troca de conhecimento entre as pessoas envolvidas. À medida em que são estimuladas novas experiências do público em relação às exposições e ao acervo do centro cultural, também é incentivado o desenvolvimento de uma forma pessoal, particular de relacionar-se com a arte. 

Em dezembro, o tema principal das atividades é a exposição 'Marc Chagall: Sonho de Amor', que reúne mais de 180 obras do artista francês de origem russa. Os condutores do CCBB Educativo têm formação em artes visuais, teatro e música, e usam das próprias experiências para orientar as ações e oficinas. A programação não é restrita por idade, ou seja, é possível acompanhar crianças e adolescentes durante as experiências.

Confira as atividades do CCBB Educativo para os dias 28, 29 e 30 de dezembro:

Hora do Conto - às 14 e às 16h
Histórias consagradas da literatura ou gravadas na memória popular são narradas com axuílio de instrumentos musicais e bonecos. A ligação das histórias com a exposição 'Marc Chagall: Sonho de Amor' passa pela seleção de fábulas do poeta francês La Fontaine, entre elas 'O Lobo e o Cão' e 'A Cigarra e a Formiga'. 

Ateliê aberto - das 12h às 14h30 e de 16h às 18h
Oficina dedicada à técnica artística de gravura, em que o público é convidado a transformar suas ideias em carimbos e, a partir deles, reproduzir desenhos. Oferece ao público o material e as informações necessárias para criar a própria matriz e fazer impressões. 

Livro Vivo - às 13h e às 17h
Educadores leem em voz alta livros que estejam relacionados ao conteúdo da exposição 'Marc Chagall: Sonho de Amor'. Temas como amor, fábulas, pintura, imigração e atenção do olhar, presentes no acervo da mostra, são trabalhados a partir dos textos 'Uma Ilhá Lá Longe', de Cora Ronai e Rui de Oliveira, 'Uma História de Amor Sem Palavras', de Rui Oliveira, 'Os Estranhos Sonhos de Allan', de Luiz Silva, entre outros.

Pequenas Mãos - às 15h
Crianças são estimuladas a recriar paisagens oníricas, inspiradas nas de Chagall, colando objetos magnéticos em um quadro de metal. A atividade leva em conta as possíveis narrativas e personagens que estarão inseridas nessas criações, e incentiva que os pequenos contem estas histórias criadas por eles. Figuras que estão nas pinturas da exposição 'Sonho de Amor', como a noiva, a carroça, as casas do povoado russo e o violinista, são colocadas à disposição do público para que as usem em suas criações. 

Pequeníssimas Mãos - às 11h
Proposta de experiência estética para bebês de 0 a 3 anos, inspirada nos trabalhos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark. Os bebês e seus pais têm a chance de explorar "ninhos sensoriais", que são criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês. A atividade aciona a sensorialidade dos pequenos através das texturas, aromas e sons presentes. Lotação máxima de 20 bebês (acompanhados dos responsáveis).

CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários). Mais informações: (31) 3431-9400