Cultura

Cici Floresta e coletivo Couro Encantado lançam disco com show gratuito em BH

Apresentação ocupa Parque Orlando de Carvalho da Silveira neste sábado (9)


Créditos da imagem: Carla Ferraz/Divulgação
Alcione Oliveira, a Cici Floresta, conduz o coletivo Couro Encantado em viagem por ritmos populares brasileiros Alcione Oliveira, a Cici Floresta, conduz o coletivo Couro Encantado em viagem por ritmos populares brasileiros

Redação Sou BH

|
08/11/24 às 18:43 - Atualizado em 08/11/24 às 18:48
compartilhe

Um show gratuito marca o lançamento do disco ‘Beija-Flor de Olhos Negros’, de Cici Floresta e Couro Encantado, neste sábado (9), a partir das 17h, no Parque Orlando de Carvalho da Silveira (Rua Juruá, 860 – Silveira). O espetáculo oferece um um mergulho nas culturas populares brasileiras e contará com a participação de Sérgio Pererê, que também fez parte da gravação do álbum. Não é preciso retirar ingressos.

Um show repleto de cultura popular

A apresentação traz as 13 faixas do disco, que é o primeiro lançamento de Cici Floresta e do coletivo Couro Encantado. Segundo Cici, nome artístico da mestra da Capoeira Angola Alcione Oliveira, o show será “recheado com muita brincadeira, muita dança e manifestações de cultura popular”. No palco, cada ritmo ganha vida por meio de movimentos específicos, desde a ciranda até o maracatu e o coco de roda, prometendo uma experiência dançante e envolvente para o público.

Influências e ritmos de Norte a Sul

As faixas do disco ‘Beija-Flor de Olhos Negros’ refletem uma ampla pesquisa de Cici e do Couro Encantado sobre as culturas populares do Brasil. Além do Congado Mineiro e do Maracatu de Baque Virado, os ritmos do álbum incluem o Bumba Meu Boi do Maranhão, as Cirandas, Afoxés, Cocos de Roda e a Capoeira Angola.

Há mais de 8 anos, coletivo Couro Encantado reúne músicos apaixonados por ritmos brasileiros

Quase uma década de histórias e ensaios

O repertório do show já é familiar para o público de Cici, pois essas músicas são usadas nas aulas que ela ministra como parte de seu trabalho com o Couro Encantado. O coletivo já conta mais de 8 anos dedicados à cultura popular. “Hoje, temos o Bloco Encantado, que faz parte do Carnaval de BH, um desdobramento do coletivo, e eu dou aulas. De 15 em 15 dias, nos reunimos na Praça Comendador Negrão de Lima, na Regional Leste”, conta Cici.

O coletivo Couro Encantado

Formado por artistas como Débora Costa, Bruno, Ana Lu Braga, André Oliveira, Henrique Abraão, Irene Bertachini, Marcelo Pereira e Nath Coimbra, o Couro Encantado é um coletivo de brincantes e músicos comprometidos com a pesquisa e a disseminação da cultura popular. “O grupo é um coletivo, então a formação pode variar de acordo com as demandas de cada apresentação”, explica Cici.