Apresentação ocupa Parque Orlando de Carvalho da Silveira neste sábado (9)
Um show gratuito marca o lançamento do disco ‘Beija-Flor de Olhos Negros’, de Cici Floresta e Couro Encantado, neste sábado (9), a partir das 17h, no Parque Orlando de Carvalho da Silveira (Rua Juruá, 860 – Silveira). O espetáculo oferece um um mergulho nas culturas populares brasileiras e contará com a participação de Sérgio Pererê, que também fez parte da gravação do álbum. Não é preciso retirar ingressos.
A apresentação traz as 13 faixas do disco, que é o primeiro lançamento de Cici Floresta e do coletivo Couro Encantado. Segundo Cici, nome artístico da mestra da Capoeira Angola Alcione Oliveira, o show será “recheado com muita brincadeira, muita dança e manifestações de cultura popular”. No palco, cada ritmo ganha vida por meio de movimentos específicos, desde a ciranda até o maracatu e o coco de roda, prometendo uma experiência dançante e envolvente para o público.
As faixas do disco ‘Beija-Flor de Olhos Negros’ refletem uma ampla pesquisa de Cici e do Couro Encantado sobre as culturas populares do Brasil. Além do Congado Mineiro e do Maracatu de Baque Virado, os ritmos do álbum incluem o Bumba Meu Boi do Maranhão, as Cirandas, Afoxés, Cocos de Roda e a Capoeira Angola.
O repertório do show já é familiar para o público de Cici, pois essas músicas são usadas nas aulas que ela ministra como parte de seu trabalho com o Couro Encantado. O coletivo já conta mais de 8 anos dedicados à cultura popular. “Hoje, temos o Bloco Encantado, que faz parte do Carnaval de BH, um desdobramento do coletivo, e eu dou aulas. De 15 em 15 dias, nos reunimos na Praça Comendador Negrão de Lima, na Regional Leste”, conta Cici.
Formado por artistas como Débora Costa, Bruno, Ana Lu Braga, André Oliveira, Henrique Abraão, Irene Bertachini, Marcelo Pereira e Nath Coimbra, o Couro Encantado é um coletivo de brincantes e músicos comprometidos com a pesquisa e a disseminação da cultura popular. “O grupo é um coletivo, então a formação pode variar de acordo com as demandas de cada apresentação”, explica Cici.