FecharX

Cinema de BH reabre ao público

Programação gratuita conta com duas mostras, uma aborda questão racial e a outra é voltada para a família



Créditos da imagem: Ricardo Laf/PBH
Main ricardo laf pbh
Após um longo período fechado em função da crise sanitária da Covid-19, o MIS Cine Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, reabre suas portas
Redação Sou BH
23/02/21 às 12:48
Atualizado em 23/02/21 às 14:46

Após um longo período fechado em função da crise sanitária da Covid-19, o MIS Cine Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, reabre suas portas nesta quarta-feira (24). O espaço terá programação até domingo (28), das 16h às 19h30, e funcionará atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19, incluindo a retirada antecipada de ingressos gratuitos para as sessões de cinema, pelo portal da Prefeitura.

Até o fim de março, a programação contará com duas mostras, uma voltada a toda a família, incluindo filmes de animação de estúdios consagrados como Pixar e Disney, e outra que apresentará uma seleção de filmes abordando a questão racial.

No espaço, também será inaugurada a exposição “Cinema Cubano em Cartaz”, que narra parte do processo histórico da produção cinematográfica cubana na segunda metade do século XX, por meio de cartazes do artista gráfico Eduardo Bachs, um dos principais nomes da escola de pôsteres de filmes do país.

Dentre os cuidados adotados no espaço para evitar a propagação do coronavírus, está a redução da ocupação da sala de cinema, que teve sua capacidade limitada a 50%, a demarcação dos assentos com distanciamento, a disponibilização de dispensadores com álcool 70% no acesso aos espaços; o aumento de intervalo entre as sessões para higienização dos ambientes; além da restrição do consumo de alimentos e bebidas na sala de cinema, e a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços.

Outras medidas importantes são o estabelecimento de protocolo de saída da sala de cinema após as sessões; o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas nas áreas de circulação e na área expositiva; o controle do fluxo de visitação e circulação, de forma a evitar aglomerações.

Programação

A "Sessão Infantil Cine Santê - Animação para toda a família", com exibições entre os dias 24 de fevereiro e 28 de março, traz uma seleção especial de longas de animação, que estarão em cartaz sempre às 16h30. Serão apresentados os filmes ‘Viva a Vida é uma Festa’, ‘Divertida Mente’, ‘Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica’, ‘Monstros S.A.’ e ‘Valente’.

Outra programação confirmada é a "Sessão Cine Santê: Cinema negro americano em destaque", com filmes da atualidade que abordam a questão racial, e serão exibidos sempre às 19h. A programação estará em cartaz até o dia 28 de março. O longa Pantera Negra, que traz a história do herói dos quadrinhos, estrelado por Chadwick Boseman, é um dos selecionados, e traz uma produção composta majoritariamente de artistas e técnicos negros, cuja estética e música se alicerçam na cultura originária africana.

Também serão exibidos Infiltrado na Klan, do consagrado diretor americano Spike Lee; Selma, título que fez com que Ava Duvernay se tornasse a primeira diretora negra a ter seu filme nomeado para o Oscar de Melhor Filme; e duas obras do diretor Jordan Peele, conhecido por suas produções no gênero Terror, incluindo Corra!, que fez com que o diretor se tornasse o primeiro diretor negro a receber o Oscar de melhor roteiro adaptado, e o longa Nós.

Exposição Cinema Cubano em Cartaz

Na exposição ‘Cinema Cubano em Cartaz’, apresentada na área interna do MIS Cine Santa Tereza, os cartazes de Eduardo Bachs exploram cores, formas, texturas e elementos gráficos que fazem referência a grandes escolas e movimentos artísticos, como a pop art, o Push Pin Studios de Nova York e aos pôsteres de filmes do leste europeu. Usando técnicas de desenho e impressos em serigrafia, suas produções são um grande exemplo do diálogo existente entre as artes gráficas e a sétima arte.

A partir dessas misturas, o artista propõe um estilo original e inventivo, que vai do uso de imagens satíricas ao conteúdo crítico e dramático. Seus cartazes se tornaram grandes objetos de valor histórico e cultural, sendo considerados bastante raros, principalmente por conta de sua tiragem reduzida, além de preservarem um momento fundamental da história do cinema mundial. As peças fazem parte do acervo iconográfico do Museu da Imagem e do Som (MIS-BH).

Nascido em 1936, em Valência, na Espanha, Eduardo Bachs mudou-se para Cuba quando criança, em 1941. Foi no país latino-americano que construiu sua trajetória como artista gráfico e designer, e se tornou um nome central para o cinema e para o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica. Junto com outros grandes designers, como Azcuy, Damian, Dimas, Julio Eloy, Niko, Reboiro e Raul Martinez, Bachs inaugurou uma importante escola de artes gráficas na América Latina, ao imprimir sua assinatura em diversos pôsteres do cinema cubano, num período de pós-revolução no país e que se espalhou pelo restante do continente americano.

Cine Santa Tereza

O MIS Cine Santa Tereza - MISCST - é um espaço público de cultura vinculado à Fundação Municipal de Cultura, dedicado à democratização do acesso ao cinema e ao audiovisual na cidade. O espaço conta com uma sala de exibição de cinema, uma sala dedicada ao Núcleo de Produção Digital - NPD, e uma biblioteca pública que oferece acesso a diversos materiais de leitura e um acervo especial sobre cinema e audiovisual.

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, de 16h às 21h
Entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos