Mostra “1945: 80 anos depois” tem entrada franca e segue até o dia 15 de outubro no Cine Humberto Mauro; filmes revisitam traumas da guerra
Em "A Escolha de Sofia", Meryl Streep interpreta uma mulher que é presa em um campo de concentração e forçada por um soldado nazista a fazer a escolha mais difícil de sua vida; filme será exibido nos dias 3, 11 e 14/10
O cinema, testemunha e intérprete de diferentes épocas, tem sido uma ferramenta importante para pensar o impacto de grandes acontecimentos em todo o planeta. É nesse espírito que o Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes, apresenta a mostra “1945: 80 anos depois”, com obras que rememoram o fim da Segunda Guerra Mundial. As exibições começaram nesta terça (30) e seguem até o dia 15 de outubro, com entrada gratuita.
Leia também:
A seleção reúne 15 filmes produzidos entre as décadas de 1940 e 1990, atravessando gêneros como drama, thriller, comédia, ficção científica e documentário. Entre os títulos estão obras de diretores consagrados e produções dos Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Japão, Líbano, Reino Unido, União Soviética e outros países.
O público poderá assistir a clássicos como “Alemanha, Ano Zero” (1948), de Roberto Rossellini; “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” (1946), de William Wyler; “A Infância de Ivan” (1962), de Andrei Tarkovski; “A Escolha de Sofia” (1982), de Alan J. Pakula; e “Vá e Veja” (1985), de Elem Klimov.
Também serão exibidos filmes que revelam diferentes perspectivas do pós-guerra: “Black Rain – A Coragem de uma Raça” (1989), de Shohei Imamura, trata das marcas deixadas pelo bombardeamento atômico de Hiroshima, ao passo que “A Ascensão” (1977), de Larisa Shepitko, aborda a resistência soviética.
Confira a programação completa.
Para o curador da mostra, Vitor Miranda, gerente de cinema da Fundação Clóvis Salgado, revisitar essas produções hoje permite ampliar a compreensão sobre a guerra e sua repercussão no cinema.
“É um conflito que é constantemente abordado nos filmes e influenciou muito diretamente a linguagem cinematográfica em todo o mundo. E aí, dentro da seleção das obras, pensando nessa efeméride de 80 anos depois do fim da guerra, a gente fez uma seleção de filmes que vão digerir os traumas desse evento”, afirma. “Buscamos obras que digerissem os traumas do período. Ao revê-las agora, temos novas reflexões, pensamentos e formas de lidar com esses filmes”, acrescenta.
Os ingressos podem ser retirados de forma gratuita: metade deles pelo site da Eventim, a partir do meio-dia no dia da sessão, e a outra metade na bilheteria do Cine Humberto Mauro, 30 minutos antes de cada exibição, mediante apresentação de documento com foto.