FecharX

Circuito em Casa tem inscrições abertas para artistas e produtores culturais

Serão selecionados 45 projetos, com previsão de cachê de mil reais para cada



Créditos da imagem: Ollyy/ shutterstock
Main shutterstock 1240979860
Redação
02/06/20 às 12:00
Atualizado em 02/06/20 às 12:00

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), abre o cadastramento de propostas artísticas para o “Circuito em Casa”, ação especial do Circuito Municipal de Cultura com o objetivo de promover e fomentar a produção cultural da capital e Região Metropolitana, disponibilizando à população mais uma opção de arte e formação durante o necessário período de distanciamento social para a contenção da pandemia da Covid-19.

O projeto foi lançado em 23 de maio e já está sendo realizado com uma programação que compreende transmissões on-line, ao vivo, além da exibição de vídeos, curtas e filmes, debates e atividades formativas, voltadas a diversos públicos. São atrações da música, artes cênicas, literatura, audiovisual, artes visuais e cultura popular, com foco na produção artística local. Esta primeira parte da programação foi montada a partir dos eventos que já estavam planejados para ocorrer e precisaram ser suspensos em razão da pandemia.

Agora, com a abertura para o cadastramento de propostas em novos formatos, artistas, agentes culturais e trabalhadores da cadeia produtiva da cultura de Belo Horizonte e Região Metropolitana podem inscrever suas propostas, que serão selecionadas pela curadoria do Circuito Municipal de Cultura para compor a continuidade da programação do “Circuito em Casa”. O cadastramento pode ser realizado até o dia 10 de junho, por pessoas físicas ou jurídicas, exclusivamente a partir de formulário disponível no site do projeto.

O objetivo é fomentar, conforme possibilidades da atual pandemia, a produção cultural de Belo Horizonte e Região Metropolitana por meio do financiamento de iniciativas em diversas linguagens. Serão selecionadas 45 propostas, com previsão de cachê de R$1.000 (mil reais) para cada. As apresentações podem acontecer em diversos formatos, inéditas ou não.