FecharX

Coletivo de música eletrônica TREMBASE celebra aniversário com festa no Automóvel Clube

Time de sete produtores da cena de BH abre evento com duas pistas simultâneas em prédio histórico



Créditos da imagem: Esley Rodrigues/Divulgação
Main trembase faz festa de anivers%c3%a1rio no autom%c3%b3vel clube centro de bh
Fundada em 2019 na segunda geração da cena clubber de BH, TREMBASE reúne artistas com farta produção autoral em eletrônica
Bossuet Alvim
23/11/22 às 10:32
Atualizado em 23/11/22 às 10:32

O luxuoso Automóvel Clube, no encontro das avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral, entra para a lista dos espaços de BH já ocupados pela TREMBASE a partir desta sexta-feira (25/11). O coletivo de música eletrônica comemora três anos de existência com festa no imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do estado, que durante décadas foi símbolo de status para uma elite belo-horizontina.

Fundado em 2019 na capital mineira, o time de sete produtores converge linhas de trabalho distintas, pessoais, mas de modo geral explora sons que vão do house ao disco, em diálogo constante com ritmos brasileiros e assinatura bastante autoral de cada membro.

Nascida na segunda geração da cena clubber de BH, a TREMBASE contou com exemplo de coletivos anteriores – especialmente Masterplano, Mientras Dura e 101Ø – na realização de eventos que levam o público do eletrônico aos mais variados espaços da cidade. "Esse contato mais próximo com algumas das pessoas que estiveram à frente desse reflorescimento da cena belo-horizontina foi uma influência muito forte para a formação do coletivo. Isso nos deu ainda mais certeza do que queríamos fazer e trazer para BH", diz o produtor André Ribeiro, integrante da TREMBASE.

A ideia de tocar sob viadutos, em praças, prédios antigos e outros espaços urbanos parecia trazer em si a intenção de fincar raízes desse tipo de evento no calendário cultural da cidade. O movimento deu certo, com as festas constando atualmente entre as atrações dos principais festivais e de outras iniciativas, desde o Sarará até a Virada Cultural. 

No aniversário da TREMBASE, o Automóvel Clube recebe duas pistas simultâneas, uma reservada ao coletivo e outra para os artistas convidados da festa. Deste último lado, a atração principal são as paulistanas Tasha & Tracie, expoentes do rap nacional. Outro convidado ilustre é João Vitor Costa, responsável pelo projeto de eletrônica Omoloko, fundado em BH e que já alcançou algumas das pistas de maior destaque no mundo, como Berlim e Amsterdã.  

Com produção de André Ribeiro e Débora Salles, a TREMBASE ocupa as pick-ups principais nos sets de seus membros Xoxottini, Waguinnnn e veiga!. O time é completo pelos projetos Serra das Máquinas e Aucna, que tocam produções autorais ao vivo, usando instrumentos eletrônicos, formato conhecido como live PA. 

"Além de dois dos poucos projetos a trabalhar com live PA na cidade, contamos com residentes que possuem identidades artísticas muito definidas e únicas", observa André. "Por exemplo, Xoxottini com sua sonoridade densa, dramática, misteriosa e sensual; Serra das Máquinas e sua combinação de música de pista com tradições rítmicas regionais brasileiras; Waguinnnn com suas influências de disco e house music; veiga! trazendo sua leitura do som mais tradicional das pistas clubbers; e Aucna com seu live eclético e imersivo”, completa o produtor da equipe.

Festa de Aniversário TREMBASE
Sexta-feira, 25/11, a partir das 22h
Automóvel Clube de BH (Avenida Afonso Pena, 1394 - Centro)
Ingressos a partir de R$ 75, disponíveis para compra on-line.