Time de sete produtores da cena de BH abre evento com duas pistas simultâneas em prédio histórico
O luxuoso Automóvel Clube, no encontro das avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral, entra para a lista dos espaços de BH já ocupados pela TREMBASE a partir desta sexta-feira (25/11). O coletivo de música eletrônica comemora três anos de existência com festa no imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do estado, que durante décadas foi símbolo de status para uma elite belo-horizontina.
Fundado em 2019 na capital mineira, o time de sete produtores converge linhas de trabalho distintas, pessoais, mas de modo geral explora sons que vão do house ao disco, em diálogo constante com ritmos brasileiros e assinatura bastante autoral de cada membro.
Nascida na segunda geração da cena clubber de BH, a TREMBASE contou com exemplo de coletivos anteriores – especialmente Masterplano, Mientras Dura e 101Ø – na realização de eventos que levam o público do eletrônico aos mais variados espaços da cidade. “Esse contato mais próximo com algumas das pessoas que estiveram à frente desse reflorescimento da cena belo-horizontina foi uma influência muito forte para a formação do coletivo. Isso nos deu ainda mais certeza do que queríamos fazer e trazer para BH”, diz o produtor André Ribeiro, integrante da TREMBASE.
A ideia de tocar sob viadutos, em praças, prédios antigos e outros espaços urbanos parecia trazer em si a intenção de fincar raízes desse tipo de evento no calendário cultural da cidade. O movimento deu certo, com as festas constando atualmente entre as atrações dos principais festivais e de outras iniciativas, desde o Sarará até a Virada Cultural.
No aniversário da TREMBASE, o Automóvel Clube recebe duas pistas simultâneas, uma reservada ao coletivo e outra para os artistas convidados da festa. Deste último lado, a atração principal são as paulistanas Tasha & Tracie, expoentes do rap nacional. Outro convidado ilustre é João Vitor Costa, responsável pelo projeto de eletrônica Omoloko, fundado em BH e que já alcançou algumas das pistas de maior destaque no mundo, como Berlim e Amsterdã.
Com produção de André Ribeiro e Débora Salles, a TREMBASE ocupa as pick-ups principais nos sets de seus membros Xoxottini, Waguinnnn e veiga!. O time é completo pelos projetos Serra das Máquinas e Aucna, que tocam produções autorais ao vivo, usando instrumentos eletrônicos, formato conhecido como live PA.
“Além de dois dos poucos projetos a trabalhar com live PA na cidade, contamos com residentes que possuem identidades artísticas muito definidas e únicas”, observa André. “Por exemplo, Xoxottini com sua sonoridade densa, dramática, misteriosa e sensual; Serra das Máquinas e sua combinação de música de pista com tradições rítmicas regionais brasileiras; Waguinnnn com suas influências de disco e house music; veiga! trazendo sua leitura do som mais tradicional das pistas clubbers; e Aucna com seu live eclético e imersivo”, completa o produtor da equipe.
Festa de Aniversário TREMBASE
Sexta-feira, 25/11, a partir das 22h
Automóvel Clube de BH (Avenida Afonso Pena, 1394 – Centro)
Ingressos a partir de R$ 75, disponíveis para compra on-line.