FecharX

Cultura das periferias chega ao CCBB em Belo Horizonte com o Festival Toca na Favela

Com dez dias de duração, evento traz a diversidade da cultura das quebradas, com música, artes visuais, dança, cinema, moda e gastronomia



Créditos da imagem: Rafael Freire
Main a cultura das periferias chega ao ccbb em belo horizonte com o festival toca na favela
Fotógrafo Rafael Freire, do Aglomerado da Serra, transforma moradores de comunidades em modelos, combatendo o racismo através da fotografia
Thiago Alves
08/08/23 às 07:28
Atualizado em 08/08/23 às 07:28

Belo Horizonte será palco da potência cultural das favelas e periferias entre os dias 10 e 20 de agosto, no Festival Toca na Favela. A segunda edição do evento, sediada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), promete celebrar e conectar artistas de periferias através de uma programação rica e gratuita que engloba música, artes visuais, dança, cinema, moda e gastronomia.

Dez dias de cultura gratuita

O festival, que teve origem na comunidade do Novo Cachoeirinha em Belo Horizonte, promete dez dias de programação vibrante. Entre as atrações estão rodas de conversa, espaço gastronômico, sarau, exposições, shows, apresentações artísticas, exibição de filmes, residência em dança e workshops.

Os interessados em participar poderão retirar os ingressos no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB para as atividades nos teatros. Para as atividades formativas, é necessário se inscrever previamente.

Um olhar para a diversidade

O evento destaca o protagonismo negro, de mulheres e LGBTQIA+, com uma gestão de festival sensibilizada para lidar com esses marcadores. Entre as atrações, destacam-se nomes como o artista plástico Maxwell Alexandre, a empreendedora Marciele Delduque, o diretor Gabriel Martins, e músicos como Adriana Araújo e MC Dodo.

Além de celebrar a arte, o festival promove a economia criativa com a feira de alimentos "Tô na Broca" e a lojinha “Tá Rolando”.

Legado de prosperidade

O Festival Toca na Favela nasceu por iniciativa do DJ Grabs e neste ano conta com o patrocínio do Banco do Brasil. É uma celebração da diversidade de expressões culturais da favela, apresentando novas perspectivas de trabalho e gerando renda.

Nesta edição, a curadora Ana Cecília Assis destaca o legado, a prosperidade e a fartura como roupagens da periferia. “Selecionamos artistas que superaram o discurso da escassez e estão navegando nas ondas da prosperidade, luxo e emancipação”, explica.

Serviço
Festival Toca na Favela

De 10 a 20 de agosto

CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG)

Programação gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site bb.com.br/cultura.