FecharX

CURA abre convocatória artística com NFTs em papel central

Evento acontece entre os dias 15 e 25 de setembro, na Praça Raul Soares



Créditos da imagem: Rogério Argolo
Main main cura   rog%c3%a9rio argolo capa
Redação Sou BH
11/08/22 às 09:10
Atualizado em 11/08/22 às 09:10

A Praça Raul Soares, na região Central de Belo Horizonte, novamente será palco do CURA – Circuito Urbano de Arte. O evento acontece entre 15 e 25 de setembro de 2022 e, como já é de costume, os um dos artistas será selecionado via convocatória. Desta vez, os NFTs têm um papel central: será selecionada uma obra digital que se tornará NFT e ocupará com lambe a fachada do Hotel Sorrento.

“Cada edição do Cura reflete um momento, sugere desvios e desenha novos mapas, abrindo caminhos para perspectivas políticas e criativas múltiplas, para existências mais plenas, dignas e diversas, e para arranjos econômicos alternativos àqueles a que somos submetidas diariamente” explica Priscila Amoni, uma das curadoras e idealizadoras junto de Janaína Macruz e Juliana Flores.            

Ao longo do último ano, um assunto emergiu em diversos encontros do Cura: os NFTs ou tokens não-fungíveis. Para muitas pessoas, os NFTs representam a vanguarda da produção artística - um caminho para potencializar a criação, a comercialização, a divulgação de obras e a sobrevivência de artistas que se lançam a produzir no meio digital.

“O tema articulador do Cura22 é a terra, um espaço de acolhimento das lutas, de reconhecimento do passado e cultivo do futuro. Na terra fértil, o corpo de luta vira semente para o levante coletivo: onde cai um, nasce um milhão. Nossa pergunta para você nesta convocatória é: qual imagem você convoca para a luta?”, completa Priscila.

A avaliação dos trabalhos será feita por um júri escolhido pela organização do CURA e o resultado será divulgado no dia 12 de setembro. O edital está disponível no site: https://cura.art

Mas o que são as NFTs?

NFT – Non Fungible Token (Token não fungível, em português) é um ativo digital único, que não pode ser trocado por outro.  Funciona como uma espécie de token ou certificado digital que é atrelado a algum objeto ou obra de arte.

Imagine se cada obra de arte tivesse o seu próprio certificado de autenticidade. Mesmo que qualquer pessoa tivesse uma cópia desta obra, somente a original possuiria o certificado de autenticidade. O NFT é esse certificado para o mercado de obras de arte digital, tendo como diferencial o seu alto grau de confiança e rastreamento.

Já o Cryptoartista/Criptoartista é artista que utiliza de dados criptografados, como por exemplo NFT, para a divulgação e suporte de suas obras.

Sobre o Cura

O Circuito Urbano de Arte realizou sua sexta edição em 2021/22, completando 22 obras de arte em fachadas, empenas e também no chão, sendo 18 na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro. 

Idealizado por Janaina Macruz, Juliana Flores e Prisicila Amoni, o CURA também presenteou BH com o primeiro e, até então único, Mirante de Arte Urbana do mundo na Rua Sapucaí. O CURA é produzido pela AGUA – Agência Urbana de Arte.  

Serviço
Convocatória CURA – Circuito Urbano de Arte 7ª edição
De 8 a 28 de agosto de 2022
Inscrições: https://cura.art