FecharX

Das ladeiras de Nova Lima para avenida do samba

Nascido em Nova Lima, Marquês de Sapucaí é tema do samba-enredo da Beija-Flor



Créditos da imagem: Divulgação
Main 191512 marques de sapucai divulgacao
O Sambódromo Marquês de Sapucaí recebe o nome do ilustre mineiro, que será homenageado pela Beija-Flor
Redação Sou BH
14/06/16 às 21:08

Por Júlia Alves, colaboradora do Sou BH

Minas Gerais vai dar um gostinho de pão de queijo para o carnaval do Rio de Janeiro. Com o samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis, o novalimense Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí, tem sua história desfilada pela avenida mais famosa do carnaval brasileiro, que foi nomeada em sua homenagem.

A Beija-Flor escolheu o mineiro como seu tema no ano passado, quando integrantes da escola de samba Unidos do Rosário, de Nova Lima, sugeriram para os cariocas um samba-enredo que o homenageasse e contasse um pouco de sua história. Que começou aqui em Minas, na antiga Congonhas de Sabará, hoje Nova Lima. O Marquês foi desembargador, advogado, professor, músico e poeta, além de ter grande importância política no Rio, para onde se mudou, aos 30 anos.

E pensando em manter a fidelidade à suas raízes, a escola chamou alguns artistas mineiros para integrar seu time na hora de desfilar na avenida. A exemplo da dançarina e coreógrafa, Renata Black que faz parte, juntamente com os integrantes da Unidos do Rosário, do grupo mineiro com samba no pé que vai tomar a Marquês de Sapucaí e cantar: De Nova Lima o poeta imortal/Deixa o povo aplaudir/A Beija-Flor vai desfilar seu carnaval/Marquês de Sapucaí.