FecharX

Dez músicas dos Beatles

O quarteto de Liverpool sempre vivo e sempre atual



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 194354 the beatles 20
Quatro décadas depois do fim da banda, o Beatles ainda tocam milhares de pessoas
Redação Sou BH
12/01/15 às 20:39
Atualizado em 01/02/19 às 20:03

Por Camila de Ávila jornalista Sou BH

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, a capital mineira recebe o BH Beatle Week, evento realizado em alguns pontos da cidade, que recebe bandas especializadas em relembrar as músicas do quarteto de Liverpool.

Conhecida como a banda que mudou o cenário da música no mundo, os Beatles nasceram em 1960 e até hoje, mais de 50 anos depois, influenciam milhares de pessoas ao redor do planeta. Do quarteto formado por John Lennon (guitarrista), Paul McCartney (baixista), George Harrison (guitarrista), e Ringo Starr (bateria), apenas o baixista e o baterista estão vivos, e continuam levando milhares de fãs aos shows.

O primeiro ritmo defendido pela banda foi o skiffle, que é uma espécie de folk com influências do jazz e do blues. Depois, passaram pelo rock, chegando até ao rock psicodélico. Além disso, inicialmente foram entendidos como representantes da contracultura, que era um movimento que contestava a sociedade por meio dos veículos de comunicação de massa.

Os Beatles existiram como banda somente por dez anos, gravando 13 discos. E arriscamos dizer que em todos eles há uma música que mexe com você, caro leitor. Fizemos aqui na redação do Sou BH uma lista de canções dos Beatles que mais gostamos de ouvir. Vem cantar com a gente!

Black Bird – está no famoso “The Beatles”, ou o “Álbum Branco”,  de 1968.  Segundo Paul, a inspiração para a composição veio da música Bourée em mi menor, de Bach. Na composição dos Beatles, Paul modificou algumas notas para fazer a base. A letra da canção fala da questão racial e da perseguição sofrida pelas mulheres negras na América do Norte.

Let it Be – lançada no lado A do single de 1970, a canção também é faixa título do último disco da banda. A música foi feita depois que Paul sonhou com sua mãe, morta há dez anos. No sonho, ela diz que tudo ficaria bem. De acordo com Paul, ela disse “deixa estar” (Let i be). Eram tempos confusos para Paul e este sonho o reconfortou.

And I Love Her – canção de 1964 composta por Paul para sua então namorada Jane Asher. A música ganhou versões no mundo todo, até de Bob Marley. Esta canção também foi escolhida como a mais romântica.

Come Together – lançada em 1969 no disco Abbey Road, a música faz parte do período psicodélico da banda. A letra é totalmente nonsense e é baseada no slogan da campanha do político Timothy Leary, para o governo da Califórnia,

Yesterday – primeira canção da banda onde só um membro do grupo canta e toca. Lançada em 1965 no álbum “Help!”, a canção é uma balada romântica que fala de um amor perdido. Composta depois de acordar de um sonho com a música inteira na cabeça, Paul chegou a achar que já a conhecia de algum lugar e mostrou para vários amigos, mas ninguém sabia. De acordo com o Guinnes Book, o livro dos recordes, é a música mais regravada do mundo.

Golden Slumbers- Paul escreveu a canção com base em texto do poeta renascentista inglês Thomas Dekker. A música é do disco “Abbey Road”, de 1969, e tem no arranjo a participação de 12 violinos, quatro violas, três trompetes, um trombone e quatro cornetas.

Don't Let Me Down – a canção é de 1969 e foi executada no alto do telhado da gravadora Apple. A canção fala de um amor novo e o medo do desapontamento que este amor pode causar.

Eight days a week - a canção é de 1964 foi gravada no disco “Beatles for Sale”. Segundo Paul, o título da canção veio de uma conversa com um motorista e táxi que perguntou a ele se estava cansado. O músico respondeu que sim, e que estava trabalhando oito dias por semana.

All my loving - do álbum de 1963, “With the Beatles”. A letra foi escrita antes da música enquanto Paul se barbeava. Essa música foi abertura da estreia da banda nos Estados Unidos no The Ed Sullivan Show, em fevereiro de 1964.

Twist And Shout – a canção foi gravava no primeiro disco da banda, “Please Please, me”, de 1963. A canção não é de composição de nenhum dos integrantes da banda, mas sim da dupla Phil Medley e Bert Russell. Essa música ficou imortalizada na voz de John e foi parte da trilha do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, em cena protagonizada por Matthew Broderick.

Acha que faltou alguma (claro)? conta pra gente qual é a sua música dos Beatles que você mais gosta!