FecharX

Dia da Toalha em BH abre série de eventos gratuitos dedicados ao Orgulho Nerd

Esta quinta (25/05) é data escolhida para homenagear amantes da cultura geek em todo o mundo



Créditos da imagem: Buena Vista Pictures/Divulgação
Main dia da toalha em bh
Cena de 'O Guia do Mochileiro das Galáxias' (2005); livro de Douglas Adams inspirou homenagem mundial à cultura nerd
Redação Sou BH
25/05/23 às 13:26
Atualizado em 25/05/23 às 13:26

O Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha, comemorado ao redor do mundo nesta quinta-feira (25/05), ganha celebração especial em BH com eventos gratuitos até sexta. A Biblioteca Pública Estadual recebe atividades do projeto 'O Museu é Nerd', com retrospectiva da Mostra Udigrudi Mundial de Animação em duas sessões nesta quinta, às 10h e às 14h. Com 20 anos de estrada, o festival é o segundo maior dedicado ao cinema de animação no país e vai apresentar seleção dos filmes que fizeram história na Mostra ao longo dos anos.

Já na sexta-feira (26/05), a Biblioteca Estadual abre seu acervo de quadrinhos para uma visita guiada, de 9h30 às 11h, com o historiador e gestor de cultura Afonso Andrade. Especialista em HQ, ele apresentará os principais títulos e abordará curiosidades sobre eles, além de divulgar que este setor também se encontra disponível para empréstimo. No mesmo dia, às 14h, o público confere mais sobre conceitos e funcionamento dos jogos de RPG em conversa com Mateus Cruz, que atua como mestre em partidas do gênero. Todas as atividades são gratuitas, sem retirada de ingresso e acontecem no Espaço Geek da Biblioteca Pública Estadual, que fica no prédio anexo (Rua da Bahia, 1889 - térreo).

Ainda dentro da iniciativa 'O Museu é Nerd' ocorre o Baile da Toalha no Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680 - Funcionários), na quinta-feira a partir das 19h. O evento terá presença do Conselho Jedi Minas e de cosplayers consagradas, além de premiação para as melhores fantasias. Os ingressos gratuitos para este evento já estão esgotados. 

Por fim, o Dia da Toalha é comemorado com happy hour no Taboca Restaurante (Rua Goiás 14 - Centro), em 25/05 das 17h às 21h. O evento com entrada gratuita terá concurso de cosplay com premiação, disputa de trívia com perguntas sobre séries, filmes, quadrinhos e jogos, além de um cardápio temático com bebidas como a Dinamite Pangaláctica, inspirada no 'Guia do Mochileiro das Galáxias', ou o leite azul de 'Star Wars'. Em homenagem à obra de Douglas Adams, quem levar consigo uma toalha ganha brinde surpresa.

Na Biblioteca Pública Estadual

(Prédio anexo - Rua da Bahia, 1889 - Funcionários)

25/05 (quinta-feira)
Cinema de Animação MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação (retrospectivas de anos anteriores)
Sessões de 10 às 12h e das 14h às 16h
Entrada gratuita

26/05 (sexta-feira)
Conhecendo o Acervo de Quadrinhos da Biblioteca - com Afonso Andrade, historiador, gestor de Cultura e especialista em quadrinhos
De 9h30 às 11h
Entrada gratuita 

RPG com Mateus Cruz
De 14 às 16h
Entrada gratuita

No Taboca Restaurante

(Rua Goiás 14 - Centro)

Happy hour do Dia da Toalha em 25/05, das 17h às 21h
Com concurso de cosplay e drinks inspirados em temas geek
Entrada gratuita