Diretores-roteiristas de 'Arábia' lançam livro sobre processo criativo do filme

Obra disseca caminhos da produção mineira que é sucesso de crítica internacional

Créditos da imagem: Assis Benevenuto/Divulgação
João Dumans, de BH, e Affonso Uchôa, de Contagem, trabalharam juntos em um dos filmes nacionais mais prestigiados da última década
Redação Sou BH
26/09 às 20:01
Atualizado em 26/09 às 20:01

Sucesso de crítica com repercussão internacional, o longa mineiro 'Arábia' (2017) tem seu processo criativo detalhado no livro 'Arábia - Caminhos da Escrita de um Filme', que tem lançamento marcado para esta segunda-feira (30 de setembro), às 19h30, no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro). O evento tem entrada gratuita.

    Veja também: Rodoviária de BH ganha sala de cinema para exibição de curtas 

Diretores e roteiristas da Grande BH, Affonso Uchôa e João Dumans revisitam as diferentes formas que a história assumiu ao longo de seis anos, até que se concretizasse como a produção premiada em mostras importantes como o Festival de Brasília, Festival do Uruguai e Indie Lisboa.

A obra vai além da simples compilação do roteiro e oferece uma análise profunda sobre as várias fases que a narrativa enfrentou ao longo de seu desenvolvimento. Dividido em três seções principais, o livro apresenta desde as primeiras inspirações dos roteiristas até as mudanças que ocorreram durante as filmagens. 

Continua depois da publicidade

Criação dissecada em partes

A primeira parte de 'Caminhos da Escrita de um Filme' aborda as motivações que levaram os autores a firmarem novamente uma parceria, depois da colaboração bem-sucedida em 'A Vizinhança do Tigre' (2014). Esta seção contextualiza a maneira como 'Arábia' explora as contradições políticas do Brasil contemporâneo, com destaque para as conexões entre Ouro Preto e Contagem como pano de fundo das histórias.

Na segunda etapa do livro, são reunidas pesquisas, entrevistas e notas de campo – incluindo o caderno de memórias do ator e ex-detento Aristides de Sousa, personagem central tanto em 'Arábia' quanto em 'A Vizinhança do Tigre'. Já na terceira e última parte, o roteiro do longa é apresentado, acompanhado de cenas que foram alteradas ou cortadas durante a produção, revelando a constante evolução criativa do projeto. 

Aristides de Souza, personagem central de 'Arábia' e 'A Vizinhança do Tigre', assina caderno de memórias incluído na publicação

A publicação de Uchôa e Dumans inclui ainda um posfácio assinado por Sérgio de Carvalho (USP) e um acervo de fotografias da produção, bem como a ficha técnica, prêmios recebidos e os festivais em que o filme foi exibido. À época de sua circulação internacional, 'Arábia' chegou a ser apontado por veículos como o jornal britânico 'The Guardian' e o norte-americano The Hollywood Reporter como um dos filmes mais importantes da década. 

Lançamento com bate-papo

O lançamento de 'Arábia - Caminhos da Escrita de um Filme' no Cine Humberto Mauro contará ainda com uma exibição do filme, seguida por um bate-papo com os diretores. Outros dois eventos gratuitos também estão programados para celebrar a publicação: uma sessão no Cine Santa Tereza no dia 9 de outubro e um bate-papo online no dia 10 de outubro, transmitido pelo YouTube da Editora Javali.

Ingressos para o lançamento

As entradas gratuitas para o evento de lançamento do livro de João Dumans e Affonso Uchôa ficam disponíveis na bilheteria do Cine Humberto Mauro, a partir das 19h do dia 30, sujeito à lotação. O filme contará com legenda descritiva e o bate-papo terá acessibilidade em Libras.