FecharX

Dona Jandira faz show no Conservatório UFMG em abertura de exposição dedicada a ela

Mostra 'Uma Vida Pela Arte' celebra os 20 anos de carreira da cantora alagoana radicada em Minas



Créditos da imagem: Daniel Mansur/Divulgação
Main dona jandira   foto 2  cr%c3%a9ditos   daniel mansur   1
Dona Jandira sobe ao palco com sua banda para celebrar duas décadas dedicadas à música
Bossuet Alvim
29/11/22 às 07:22
Atualizado em 29/11/22 às 07:22

Nascida em Alagoas e radicada em Ouro Branco desde a juventude, Dona Jandira sobe ao palco do Conservatório UFMG nesta quarta-feira (30/11) como uma das artistas mais ilustres de Minas – e traz consigo o acervo de recordações que prova esse status. O show da cantora e sua banda abre a exposição 'Dona Jandira: Uma Vida Pela Arte', que remonta 20 anos de carreira através de fotos, objetos pessoais, gravações de performances e até obras de arte dedicadas a ela.

"Eu jamais pensei, em toda a minha trajetória, que ia ter algum sucesso, jamais me programei para isso, e aconteceu", reflete Dona Jandira sobre a trajetória que a tornou assunto da exposição. Após décadas de trabalho como pedagoga e artesã, ela tinha 66 anos quando foi descoberta como cantora, ao passar por um exame de admissão na Ordem dos Músicos. A intenção de Jandira era registrar o coral infantil que ela chefiava como professora, mas acabou recebendo incentivo para dedicar-se à carreira musical. 

Em 2004 ela fez seu primeiro show, em uma casa de BH, e desde então já lançou dois álbuns e um DVD. Dedicada ao samba e à MPB, Dona Jandira começou a jornada já na terceira idade e tornou-se uma intérprete aclamada pela crítica. "Vejo as pessoas da minha faixa etária que, por qualquer coisa, se entregam e isso não pode. Estou aqui, inteira, realizando esse novo projeto e já planejando outros pela frente", comenta a artista. 

A exposição em homenagem aos 20 anos de Dona Jandira nos palcos é parte do projeto Retratos do Brasil, em que o Conservatório UFMG celebra os 200 anos da Independência através de concertos dedicados à música brasileira e sua identidade plural.  "Esperamos que este seja mais um marco na biografia desta cantora que, no auge de sua sabedoria e experiência, estabeleceu-se entre os grandes nomes da nossa música", observa Mateus Souza, curador da exposição. Nos dias 7 e 15 de dezembro, quem visitar a exposição terá a oportunidade de encontrar-se pessoalmente com Dona Jandira pelas instalações.

Dona Jandira: uma vida pela arte
Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro)

Show de Dona Jandira e banda na abertura da exposição
30 de novembro, início às 19h15 e show previsto para 20h
Entrada gratuita

Exposição no Conservatório UFMG
De 01/12 a 21/12 - segunda a sexta, das 14h às 19h30
Entrada gratuita