Duelo de vogue marca celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+ no CCBB

Evento baseado na cultura ballroom dos EUA também dialoga com festas juninas

Créditos da imagem: Isabella Rodsil/House of DuBeco
Uma das 'casas' de vogue em BH, House of DuBeco articula herança cultural da comunidade LGBT nos EUA com realidades brasileiras
Redação Sou BH
24/06 às 18:45
Atualizado em 24/06 às 18:45

Celebrado nesta sexta-feira (28 de junho), o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ inspira uma disputa de coreografias e poses que também são resgate histórico-cultural no CCBB (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários). A partir das 18h, o espaço na Região Centro-Sul recebe uma batalha de vogue baseada na cultura ballroom, uma das expressões artísticas que se destacaram entre as contribuições da comunidade LGBT norte-americana na década de 1980. A entrada é gratuita, sem retirada prévia de ingressos.

Os participantes se enfrentarão em quatro categorias, que misturam elementos tradicionais do ballroom com referências às festas juninas. Assim, os duelos se dão nos campos 'baby vogue - correio elegante', 'fashion killa - retalhos', 'vogue OTA - Cowboy Carter' e a disputa de looks em 'runway - caminho da roça'. O público é convidado a interagir com as apresentações e exercer um olhar de júri, uma vez que a opinião da plateia conta bastante na escolha dos vencedores.

As produções e o corpo artístico da apresentação ficam por conta da House of DuBeco, de Belo Horizonte. O grupo fundado no Aglomerado da Serra articula referências da cultura ballroom dos EUA, como a dança vogue e as disputas entre equipes de dançarinos, com pautas e demandas que dizem respeito à juventude LGBTQIA+, negra e periférica no Brasil. 

Continua depois da publicidade