FecharX

Espetáculo “A vela” com Herson Capri e Leandro Luna em estreia nacional

Texto de Raphael Gama fala de preconceito e das relações familiares, em formato virtual e gratuito, no “Palco instituto UNIMED-BH em casa”



Créditos da imagem: Divulgação
Main viva cultural   a vela live 2021   fotos divulga%c3%a7%c3%a3o  caio gallucci   69  em 03 08 21  1
Espetáculo “A vela” no Palco Instituto UNIMED-BH em casa, abordando as temáticas de preconceito, relações familiares e conflitos.
Redação Sou BH
06/08/21 às 21:28
Atualizado em 06/08/21 às 21:58

Convivemos nos dias atuais como uma sociedade plural, mas que ainda enfrenta fortes preconceitos e imposições, até mesmo dentro de casa. E é sobre isso que irá contar a peça “A Vela”, que traz a história de um pai que expulsou o filho de casa por não aceitar a sua orientação sexual. Vinte anos depois eles se reencontram, o filho agora é uma drag queen e eles têm o tempo de uma vela se consumir para acertar as suas diferenças. 

Essa reconciliação acontecerá no espetáculo “A Vela”, que faz estreia nacional – e no formato virtual - no dia 19 de agosto (quinta-feira), às 20h30, na programação do Palco Instituto Unimed-BH em Casa. 

Com texto de Raphael Gama e direção de Elias Andreato, a montagem apresenta os atores Herson Capri e Leandro Luna, interpretando pai e filho. A transmissão será ao vivo e gratuita, pelos canais no Youtube do Sesc em Minas, do Teatro Claro Rio e da Pólobh, e pelo Canal 264 da Claro TV. 

“É uma felicidade poder estrear esse espetáculo e trazer este tema tão importante e sempre atual. A peça discute preconceito, acolhimento e a relação familiar de uma forma inteligente e sensível. Os preconceitos estão por aí, à nossa volta, o tempo todo. Convivemos, de uma forma ou outra, com pessoas conservadoras e até negacionistas. Acho que a arte tem o dever de abordar os temas que tocam e afligem a sociedade. O acolhimento às diferenças é um deles. As diferenças precisam ser discutidas. E a pandemia colocou isso ainda mais em evidência: sabemos que muitas pessoas se viram ainda mais acuadas, sofrendo violências de todos os tipos dentro das suas próprias casas, que eram para ser o lugar mais seguro nesse momento”, ressalta Herson Capri.

Entenda a trama

O velho professor Gracindo, vivido por Capri, decide se mudar para um asilo, por conta própria, depois de se ver muito sozinho após o falecimento de sua esposa. Ele havia rompido relações com o filho há muito tempo, quando descobriu sobre sua orientação sexual, expulsando-o de casa. 

Prestes a se mudar, Gracindo precisa empacotar suas coisas e acaba revirando seu passado enquanto a falta de luz o obriga a acender uma vela. Porém, quem chega para ajudá-lo nessa mudança é Cadú, ou melhor, Emma Bovary, seu filho drag queen, vivida por Luna, que retorna para tentar fazer as pazes com seu velho pai e entender o que fez um homem tão culto agir de forma tão violenta. Mas Cadú, ou Emma, é categórico: eles têm apenas o tempo da vela que o pai acendeu se consumir para essa conversa se resolver.

Para Leandro Luna, o espetáculo aborda as relações humanas e as feridas familiares que todos temos e nos identificamos. “É muito importante, principalmente nos dias de hoje, estarmos em constante discussão sobre as diferenças e estimularmos a tolerância e o respeito ao próximo. Vivemos tempos muito polarizados, onde o conceito de moral e conservadorismo tem alimentado a sociedade com discursos odiosos, segregacionistas, em vez de criar o diálogo respeitoso e democrático. Precisamos, por meio da arte, propor o discurso de temáticas que incentivem o respeito entre os indivíduos, principalmente, a partir do ponto de vista da educação familiar.” 


Ficha técnica: 

Texto: Raphael Gama.
Direção: Elias Andreato.
Elenco: Herson Capri (Gracindo) e Leandro Luna (Cadú/Emma Bovary).
Assistente de direção e produção: Rodrigo Frampton
Produção: VIVA Cultural e Luna Produções Artísticas
Iluminador: Cleber Eli
Contraregragem e Camarim: Renato Valente
Duração: 65 minutos 
Classificação etária: 14 anos. 


“Palco instituto UNIMED-BH em casa” 

O projeto é uma iniciativa da Pólobh, produtora sediada em Belo Horizonte, MG, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 


SERVIÇO:

Espetáculo “A vela"
Dia 19 de agosto (quinta-feira) às 20h30
A transmissão será ao vivo e gratuita, pelos canais no Youtube do Sesc em Minas, do Teatro Claro Rio e da Pólobh, e pelo Canal 264 da Claro TV.