FecharX

Exposição com 20 barracas de camping bordadas ocupa a Praça da Liberdade

Ação integra agenda da exposição 'Minas em Linhas Gerais' e reúne apaixonados pela arte de entrelaçar linhas e cores



Créditos da imagem: Carol Mayrink
Main 2b10a159 6321 4747 8442 62f870ade781
Redação Sou BH
22/04/22 às 15:34
Atualizado em 22/04/22 às 15:34

A Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de BH, recebe, a partir desta sexta (22) até domingo (24), a exposição "Minas em Linhas Gerais", com 20 barracas de camping bordadas por artesãos de diferentes regiões do estado com expressões de arte inspiradas em diferentes recortes da cultura mineira. 

Neste encontro de pessoas que têm em comum o gosto pelo trabalho da agulha e da linha - sejam elas profissionais, iniciantes, curiosas, apaixonadas e até mesmo quem nunca bordou na vida e quer começar – o objetivo é compartilhar experiências, criações e inspirações. Além de trocar ideias entre si, os participantes poderão deixar a criatividade correr solta ao lado de representantes dos grupos de bordado que integram a exposição. Quem não tiver a sua linha e agulha não precisa se preocupar: haverá kits de bordado disponíveis.

Ainda no sábado, das 11h às 17h, o público poderá conhecer mais sobre os bordados de Minas e levar uma lembrança para casa. Os trabalhos dos bordadeiros e bordadeiras estarão expostos no Centro de Arte Popular, próximo à Praça da Liberdade (rua Gonçalves Dias, 1608). 

O dia de bordar faz parte da exposição Minas em Linhas Gerais que apresenta ao visitante a arte do bordado feita em barracas de camping. O bordado é um ofício tradicional que passa de geração em geração e é uma referência da cultura mineira. Durante a pandemia, 20 grupos de diversas regiões de Minas Gerais se uniram para bordar e construir histórias aqui representadas pelas cidades de Belo Horizonte, Brumadinho, Carvalhos, Serro, Ouro Preto, Itamarandiba, Mariana, Barra Longa, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Santana do Riacho, Pedralva, Ipoema, Pirapora e Timóteo.

“É na forma de um acampamento que se revela a delicadeza, a diversidade e a força dos bordados mineiros, expostos nas próprias barracas montadas. Uma exposição que se dobra e se leva nas costas para qualquer lugar, com o mesmo espírito aventureiro e com a coragem de quem abraça o artesanato como meio de criação, profissão e vida. Agora, chegou a hora de mostrar essa arte ao público. E esse acampamento não poderia ter um lugar mais emblemático: a Praça da Liberdade”, compartilha Renato Imbroisi, curador da exposição. 

Serviço
Dia de Bordar
23/04 | 9h às 12h | Praça da Liberdade | Atividade gratuita
Feirinha de Bordados
23/04 | 11h às 17h | Centro de Arte Popular (próximo à Praça da Liberdade) - Rua Gonçalves Dias, 1608.
Exposição Minas em Linhas Gerais
Até 24/04 | 9h às 21h | Praça da Liberdade | Entrada franca