Cultura

Exposição de Hélio Oiticica abre oficinas e recebe shows em programação gratuita

Mostra em cartaz no CCBB oferece atividades complementares aos sábados


Créditos da imagem: Diego Bressani/Divulgação
Público é convidado a criar seus próprios 'parangolés' e 'relevos espaciais' baseados nas criações do artista carioca

Redação Sou BH

|
10/01/24 às 07:31
compartilhe

Coloridos parangolés se unem ao carnaval de rua da capital mineira e aos ritmistas da Estação Primeira de Mangueira em programação especial da mostra ‘Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium’, que ocupa até 5/2 o CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários). Ao longo dos próximos sábados (13/1 a 3/2), a exposição que reúne instalações, pinturas e esculturas do artista carioca abre espaço para receber performances artísticas e oficinas, que vão ensinar o público a produzir peças inspiradas pelos trabalhos icônicos de Oiticica (1937-1980).

Na primeira atração do cronograma, ‘Fábrica de Relevos Espaciais’, cada visitante aprenderá a produzir pequenas estruturas tridimensionais e móbiles baseados nas séries ‘Relevos Espaciais’ (1959-1960) e ‘Núcleos’ (1960-1966). Tanto a participação na programação complementar como a exposição são gratuitas, sendo preciso retirar ingressos antecipadamente para a visitação à mostra – disponíveis pela internet ou nas bilheterias do centro cultural.

Outras atividades complementares à exposição incluem apresentações da fanfarra do Bloco Sagrada Profana, de BH, e de uma comitiva especial da Mangueira formada por integrantes da escola de samba, com presença de passistas, ritmistas e cantores, além do premiado casal de mestre-sala e porta-bandeira. Já a oficina de Parangolés estimula o público da mostra a criar suas próprias peças de vestir inspiradas nas capas, faixas e bandeiras que Hélio Oiticica construía como um exercício e às quais chamava de livre expressão.

Programação 

Oficina “Fábrica de Relevos Espaciais”
Data: 13/01 (sábado), das 14h às 16h
Local: Pátio 
Sinopse: Tendo como inspiração os Relevos Espaciais de Oiticica, o ilustrador e animador oSilva ministra a oficina de criação de pequenas obras, estruturas tridimensionais e móbiles para adultos e crianças. 
Entrada: gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação.  

Oficina de Parangolés
Data: 20/01 e 03/02 (sábado), das 14h às 16h 
Local: Pátio 
Sinopse: A oficina é inspirada no projeto de Hélio Oiticica, que criou capas, faixas e bandeiras construídas com tecidos e plásticos para vestir, correr e dançar, vivenciando o que o artista chamou de livre expressão. Durante a atividade, crianças e adultos produzirão suas próprias capas/vestimentas com frases de impacto.
A atividade do dia 20/01 será ministrada pela atriz, diretora e figurinista Lira Ribas, fundadora dos blocos “Corte Devassa” e “Magnólia”. Já a oficina do dia 03/02 será ministrada por Anderson Ferreira, cenógrafo, figurinista e pesquisador das Visualidades da Cena e as relações entre manifestações performativas afro-brasileiras, principalmente os Desfiles das Escolas de Samba, o Candomblé e os Teatros Negros. Ferreira compõe o grupo de julgadores do quesito “Fantasias” no carnaval do Rio de Janeiro, pela Liga RJ (Série Ouro).
Entrada: gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação. 

Fanfarra do bloco Sagrada Profana
Data: 20/01 (sábado), das 16h às 17h
Local: CCBB BH
Sinopse: Nesta ação, a fanfarra do bloco “Sagrada Profana”, fundado por Nara Torres e formado apenas por mulheres, fará um cortejo pelo CCBB BH, que promete entreter o público e emanar o espírito livre e transgressor presentes nos trabalhos de Hélio Oiticica.
Entrada: gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação.  

Oficina “Ontem, Hoje e Amanhã”
Data: 27/01 (sábado), das 19h30 às 20h30
Local: Sala 206
Sinopse: A oficina promoverá um bate papo e uma oficina de confecção de pôsteres com os designers Dandara Almeida e Bruno Biano, do Estúdio Voluta, idealizadores do projeto “Ontem, Hoje e Amanhã”. O foco é a difusão do design gráfico brasileiro produzido nas décadas de 1960 e 1970, através do olhar, da vida e dos trabalhos desenvolvidos pelo artista gráfico e visual baiano Rogério Duarte. Assim como Oiticica, o artista baiano deixou importante contribuição à cultura nacional, tendo participado de movimentos como o da Tropicália.
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente na bilheteria do CCBB, uma hora antes do evento. Sujeito a lotação. 

Bateria da Mangueira
Data: 03/02 (sábado), das 16h às 17h
Local: CCBB BH
Sinopse: Como celebração do projeto e da trajetória multiartística e agregadora de Hélio Oiticica, o CCBB BH promove um show da bateria da Estação Primeira de Mangueira em versão pocket, com a presença de passistas, ritmistas, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, baiana e cantores, festejando a brasilidade em toda sua energia.
Entrada: gratuita, sem necessidade de ingresso. Sujeito a lotação.

Exposição ‘Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium’
Em cartaz até 5/2 no CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
De quarta a segunda-feira, das 10h às 22h
Entrada gratuita com retirada de ingressos pela internet ou na bilheteria do centro cultural
Mais informações: (31) 3431-9400