Cultura

Feira da Estação celebra 20 anos do Museu de Artes e Ofícios em BH com entrada gratuita

Evento gratuito celebra 20 anos do Museu de Artes e Ofícios com feira que reúne cerâmica, moda, gastronomia e oficinas na Praça da Estação


Créditos da imagem: Reprodução
Peças de cerâmica, bordados e marcenaria ocupam o prédio histórico do Museu de Artes e Ofícios durante a Feira da Estação Peças de cerâmica, bordados e marcenaria ocupam o prédio histórico do Museu de Artes e Ofícios durante a Feira da Estação

Maria Clara Landim

|
01/10/25 às 12:57
compartilhe

O Museu de Artes e Ofícios (MAO), em Belo Horizonte, completa 20 anos de história e comemora a data com a Feira da Estação 2025, evento inédito que vai ocupar, pela primeira vez, todos os espaços do prédio histórico localizado na Praça da Estação. A programação acontece entre 3 e 5 de outubro, com entrada gratuita.

Leia também:

A feira contará com a curadoria da designer Mary Arantes e reunirá cerca de 70 expositores de diferentes áreas, incluindo cerâmica, bordado, marcenaria, ourivesaria, moda autoral, obras têxteis e gastronomia.

Arte, memória e ofícios manuais

Mais do que uma feira de produtos, o evento se propõe como uma imersão nos saberes tradicionais que moldaram a cultura brasileira. Oficinas, bate-papos com artistas, atrações musicais e visitas mediadas fazem parte da programação.

Segundo a supervisora do museu, Mariana Theodorica, a proposta é “unir arte, memória e patrimônio em uma experiência acessível e sensorial”.

Um dos destaques será a instalação Pano Território, do Estúdio Veste, que transforma plantas arquitetônicas do prédio de 1922 em flâmulas bordadas, celebrando os 20 anos do museu.

Programação e espaços temáticos

  • Galeria dos Vestíveis: Moda autoral;
  • Galeria de Cerâmica: Trabalhos de artistas de BH, Nova Lima, Brumadinho e Vale do Jequitinhonha;
  • Espaço Infantil: Oficinas e produtos voltados para crianças;
  • Área Gastronômica: Comidas artesanais, queijos, doces, empadas e sorvetes;
  • Exposição Innovar (Goiânia): Obras que dialogam com Cerrado, Sustentabilidade e Contemporaneidade.

A expografia também inclui instalações do arquiteto Sylvio de Podestá, reforçando a conexão entre arte contemporânea e patrimônio histórico.

Shows, oficinas e acessibilidade

Durante o final de semana, o público terá acesso a música ao vivo, trilhas de visitas mediadas e debates com artistas. Todas as palestras e bate-papos terão intérprete de Libras, ampliando a acessibilidade do evento.

Serviço

  • Onde: SESI Museu de Artes e Ofícios – Praça Rui Barbosa, 600, Centro, BH
  • Datas e horários: Sexta (3) e sábado (4), das 10h às 19h | Domingo (5) – das 10h às 17h
  • Ingressos: Entrada gratuita

Mais informações e programação completa nas redes sociais: @museudearteseoficiossesi | @coisasdamary.