Cultura

Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama e faz história na premiação

Depois de 25 anos da vitória de melhor filme estrangeiro no concurso, Brasil leva o título com a obra 'Ainda Estou Aqui'


Créditos da imagem: Divulgação
Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui" Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui"

Duda Sperandio

|
06/01/25 às 09:17 - Atualizado em 07/01/25 às 07:26
compartilhe

A atriz brasileira Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, neste domingo (5). Na categoria, Fernanda Torres disputava com Tilda Swinton (“O quarto ao lado”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Kate Winslet (“Lee”), e Pamela Anderson (“The last showgirl”).

Esta é a primeira vez na história que o prêmio é vencido por uma brasileira. Em 1999, a mãe da artista, Fernanda Montenegro, disputou com o filme “Central do Brasil”, mas acabou perdendo a estatueta para Cate Blanchett, protagonista do longa-metragem “Elizabeth”. O filme acabou vencendo na categoria de melhor filme estrangeiro. 

A obra “Ainda Estou Aqui”, dirigida por Walter Salles, é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. Na produção, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, figura que vive a repressão do período da Ditadura Militar no Brasil, na década de 70, com a prisão e desaparecimento do marido, ex-deputado federal Rubens Paiva.

Neste domingo, ao receber o prêmio de melhor atriz em filme dramático, Fernanda aproveitou para agradecer sua mãe, que participava da premiação há 25 anos, e declarar que histórias como a de Eunice Paiva ensinam como sobreviver em tempos difíceis. 

“E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos. E isso é uma prova que a arte pode resistir através da vida. Até durante momentos difíceis pelos quais a personagem que eu interpretei, Eunice Paiva, passou. E a mesma coisa que está acontecendo no mundo hoje. Tanto medo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses.”

Fernanda Torres ainda pode ser indicada ao Oscar 2025 de melhor atriz. A lista completa será anunciada no dia 17 de janeiro, mas “Ainda Estou Aqui” já está na pré-lista.