Cultura

Fernando Sabino ganha memorial em Belo Horizonte com programação cultural

Inauguração ocupa Mercado de Origem no Olhos d'Água neste sábado (14 de dezembro)


Créditos da imagem: Acervo pessoal/Reprodução
Espaço dedicado ao legado do escritor e jornalista belo-horizontino contará com atividades culturais e educativas ao longo de todo o ano

Redação Sou BH

|
10/12/24 às 22:02
compartilhe

O Mercado de Origem (R. Adriano Chaves e Matos, 447 – Olhos d’Água) será palco da inauguração do Memorial Fernando Sabino no próximo dia 14 de dezembro, às 11h30. A iniciativa celebra o centenário de nascimento do escritor mineiro e inclui uma programação cultural diversificada, com participações de Bernardo Sabino e Milo Sabino, respectivamente filho e sobrinho-neto do autor.

Além de homenagens institucionais, como o selo comemorativo lançado pelos Correios, o memorial contará com uma exposição permanente e um centro de pesquisa dedicado à vida e obra do escritor de ‘O Encontro Marcado’. A entrada é gratuita, sem retirada prévia de ingressos.

Primeiro memorial de um escritor belo-horizontino

O Memorial Fernando Sabino será o primeiro espaço dedicado a um escritor nascido em Belo Horizonte. O local oferecerá atividades culturais e educativas durante todo o ano, incluindo oficinas, mostras de cinema, workshops e uma biblioteca, com a intenção de tornar-se um novo ponto turístico e cultural na capital mineira.

A iniciativa faz parte das comemorações do centenário de Sabino, que em 2023 foi homenageado com a instituição de 2024 como o Ano Nacional do Escritor por uma lei sancionada pelo presidente Lula.

Programação completa da inauguração

14 de dezembro (sábado)

11h30 – Abertura oficial
Descerramento da placa de inauguração com a secretária Eliane Parreiras e convidados
Lançamento do selo comemorativo de 100 anos de Fernando Sabino pelos Correios
Cortejo literário pelo mercado com intervenções artísticas de Nallu Moura e declamações de Milo Sabino
Oficina de arte-educação no rooftop de alimentação com Mestre Amâncio e Salin de Sá, apresentando o espetáculo ‘Reciclando Sabino’

15h – Oficinas e intervenções
Show de Gláucio Barbosa com participação de Bernardo Sabino
Oficina de lambe-lambe com Gilberto Todt.
Intervenções artísticas de Nallu Moura e Milo Sabino

18h – Cortejo musical
Charanga Pop com o músico João Viana

19h – Show musical
Banda Ritmos Urbanos e convidados

Atividades ao longo do dia

Artistas plásticos realizarão intervenções no Memorial, ilustrando frases marcantes de Fernando Sabino (1923-2004). A realização do Memorial é uma parceria entre o Instituto Fernando Sabino, Mercado de Origem, Fundação Doimo, Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de Belo Horizonte.