FecharX

Festa Portuguesa em BH começa nesta segunda, com programação híbrida

Evento, que não foi realizado no ano passado em virtude da pandemia, conta com programação em restaurantes, shows virtuais, lives gastronômicas e rodadas de negócios



Créditos da imagem: Renato Leal
Main festa portuguesa   renato leal prancheta 1
Com menus que celebram a gastronomia luso-brasileira, criados especialmente para a Festa Portuguesa, 12 restaurantes participam desta edição. É possível participar presencialmente nos estabelecimentos ou via delivery
Redação Sou BH
23/08/21 às 10:15
Atualizado em 23/08/21 às 10:15

A tradicional Festa Portuguesa terá sua 10ª edição celebrada em formato virtual e será chamada de Semana Portuguesa, com seis dias de programação para conhecer e apreciar a cultura luso-brasileira. Desta segunda (23) até domingo (28), o público confere mais de 20 atrações que envolvem shows, lives gastronômicas, menus especiais em 12 restaurantes, palestras e rodadas de negócios.

Para o vice-presidente da Câmara Portuguesa, Carlos Alberto Lopes, essa foi a forma ideal para a realização do evento, já que no ano passado a festa foi realizada por conta da pandemia. “Esperamos em 2022 retomar o convívio presencial, mas até lá festejaremos a amizade entre Portugal, Minas Gerais e o Brasil como um todo de maneira virtual, com cuidado, responsabilidade, sem deixar de viver bons momentos”, completa.

Em uma plataforma digital, será possível conferir lives gastronômicas com chefs mineiros e portugueses e apresentações culturais com destaque para grupos de danças folclóricas portuguesas, fados, músicas tradicionais e shows com artistas de Portugal e de Minas Gerais. Além disso, haverá palestras online sobre as potencialidades de negócios entre Belo Horizonte, Minas Gerais e Portugal e rodadas de negócio online.

Para extrapolar as telas e ter uma experiência ainda mais completa da cultura e da gastronomia portuguesa, haverá almoços e jantares pagos que podem ser apreciados em restaurantes portugueses participantes de BH, além de Nova Lima, Varginha e Rio de Janeiro. É possível também pedir delivery para curtir a Festa Portuguesa em casa. Além disso, também há degustação de vinhos, harmonização de queijos mineiros com vinhos portugueses e cervejas artesanais e lives exclusivas com chefs renomados.

Restaurantes confirmados

Com menus que celebram a gastronomia luso-brasileira, criados especialmente para a Festa Portuguesa, 12 restaurantes participam desta edição. É possível participar presencialmente nos estabelecimentos ou via delivery.

Em Belo Horizonte, o público pode conferir as delícias dos restaurantes Taberna Baltazar, com o prato Alheira com geleia de jabuticaba, Capitão Leitão, Caravela, Casa Di Maria, Armazém Medeiros, Doces de Portugal, Sorveteria Alento, Cervejaria Verace e Cozinha Santo Antônio.

Em Nova Lima é possível aproveitar o menu do Topo do Mundo e do Amada Lisboa, com a receita Leitão Inconfidente. Já no Rio de Janeiro, o restaurante participante é Tasca Filho da Mãe, que apresenta o prato Bacalhau com Quiabo.

Lives gastronômicas

Em cada dia da programação há uma transmissão ao vivo para que os participantes aprendam receitas deliciosas ensinadas por grandes chefs. No dia 23, às 20h, é a vez do chef Edson Puiati receber a chef Teresa Baltazar, proprietária da Taberna Baltazar e preparar um prato para a Festa Portuguesa 2021 harmonizado com cerveja da Cervejaria Verace. No dia 24,  às 19h, o chef Edson Puiati recebe o chef Cristovão Laruça, dos restaurantes Capitão Leitão e Caravela, enquanto no dia 25, às 20h, recebe a chef Jú Duarte, do restaurante Cozinha Santo Antônio.

No último dia de programação, 28 de agosto, as lives gastronômicas são reprisadas, sempre com Edson Puiati recebendo um convidado. Às 11h, Cristovão Laruça entra em cena novamente; às 13h é a vez da chef portuguesa Teresa Baltazar (Taberna Baltazar); às 18h chef Jú Duarte.

Também há lives com degustações gastronômicas. É o caso da degustação comentada de queijos mineiros harmonizada com vinhos portugueses, pelo sommelier Maicon Rodrigues que acontece no dia 26 de agosto, às 20h; e a harmonização de cervejas artesanais da Verace com doces tradicionais portugueses com o chef Luciano Avellar e o sommelier de cervejas Marcus Santos, no dia 27, às 19h.

Programação cultural

Quem abre as apresentações culturais da Festa Portuguesa é o Coral Luís de Camões, no dia 23 de agosto, às 20h. No dia  27 de agosto às 21h  será o lançamento do DVD do cantor português Mario Moita, que participará ao vivo pelo chat.

Já no dia 28, há várias atrações para conhecer ou curtir a cultura portuguesa. Às 14h o público confere o Grupo Folclórico Gil Vicente, com músicas e danças típicas portuguesas. Às 17h, é possível apreciar a apresentação do duo de flauta e violão com os músicos mineiros Marcela Nunes e Renato Muringa.

E para encerrar a programação artística, às 19h tem show com a banda portuguesa Virgem Suta, conhecidos pelo seu humor apurado e genuinidade, representando a nova geração do pop-rock cantado em português. Sua capacidade de contar histórias e de retratar de forma peculiar a portugalidade invade as telas para encerrar em grande estilo essa festa que celebra culturas tão importantes.

Seminários

Os seminários prometem aprofundar as relações entre Brasil e Portugal, abordando a cultura e a economia, envolvendo profissionais de várias áreas e entidades que promovem esse intercâmbio cultural. No dia 24 de agosto, às 10h, ocorre o Seminário Minas e Portugal um Mar de Oportunidades, com participação de especialistas em comércio internacional e apresentação de cases de sucesso. Já no dia 25, às 10h, acontece o Seminário Novos Rumos para a Vitivinicultura Mineira a Partir de Portugal, com especialistas vitivinícolas mineiros e portugueses, e produtores de vinhos mineiros e portugueses.

O Seminário Os Caminhos do Turismo Pós Pandemia em Portugal, Minas Gerais e Belo Horizonte será realizado no dia 26 de agosto, às 10h, com representantes do Turismo de Portugal, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Belotur, e BH Convention and Visitors Bureau, com apresentação de cases de sucesso.

No  dia 27/08 às 19h, A Festa Portuguesa convida o Projeto Fartura e o chef Luciano Avellar e o presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais Carlos Lopes batem um papo com Carolina Daher, curadora do Festival Fartura, sobre a influência portuguesa na gastronomia mineira.