FestCurtasBH celebra 30 anos com inscrições abertas para curtas-metragens
Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte recebe obras até 30 de junho e oferece premiações em dinheiro
Em comemoração aos seus 30 anos de realização, o FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte abre as inscrições para a sua 26ª edição.
O festival, um dos mais importantes do Brasil na área de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens, receberá obras finalizadas em 2023 ou 2024, de todos os gêneros (exceto filmes publicitários, institucionais, seriados e videoclipes), com até 45 minutos de duração.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente e online entre os dias 1º de junho e 30 de junho, através do site oficial do FestCurtasBH e da plataforma ShortFilmDepot.
Seleção e premiação
A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, que fará a curadoria das mostras competitivas e paralelas.
Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um Júri Oficial convidado pelo Festival e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria (Minas, Brasil e Internacional), além de um prêmio em dinheiro no valor bruto de R$5.000.
Todos os filmes que participam das mostras competitivas e paralelas também concorrem ao prêmio do Júri Popular, definido por votação do público durante o festival, com premiação de R$3.000,00 (três mil reais).
Programação e itinerância
O 26º FestCurtasBH acontece de 25 de outubro a 3 de novembro de 2024, nos espaços do Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, e na plataforma virtual cineHumbertoMauro/MAIS. Logo após, a cidade de Nova Lima receberá, pela primeira vez, a programação do festival, com reprises das sessões competitivas entre os dias 6 e 9 de novembro.
Serviço
- Período de inscrições: 1º de junho a 30 de junho de 2024
- Site oficial
- Plataforma ShortFilmDepot
- Data do Festival: 25 de outubro a 3 de novembro de 2024
- Local: Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes) e plataforma virtual cineHumbertoMauro/MAIS