FecharX

Festival de arte urbana em Itabira reúne nomes como Kobra, Mag Magrela e Bolinho

MAPA faz edição de estreia com programação gratuita e inauguração de grandes obras



Créditos da imagem: MAPA/reprodução
Main murais mapa arte publica urbana itabira
Um dos grandes nomes da arte urbana, Eduardo Kobra assina mural em homenagem a Carlos Drummond de Andrade
Redação
10/10/23 às 09:41
Atualizado em 10/10/23 às 09:41

Itabira, na Região Central de Minas, transforma-se em uma grande galeria a céu aberto com a edição de estreia da Mostra de Arte Pública (MAPA), que ocupa espaços públicos da cidade até 15 de outubro. Com a missão de incluir o município na rota nacional de arte urbana, o evento reúne obras espalhadas em um circuito pelo Centro e assinadas por grandes nomes do meio como Mag Magrela, Zéh Palito, Millo, Bolinho e Carlos Bracher. Filho mais ilustre entre os itabiranos, Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) inspira mural de Eduardo Kobra que ocupará uma empena de 32 metros no Centro, além de receber homenagens em outras instalações públicas. A programação gratuita ainda reúne shows e DJ, sarau de poesia, oficinas de grafitti, intervenções urbanas e oficina de tagtool, que é a técnica de desenho com luz.

Nascida em Itabira, Raquel Bolinho é uma das artistas mineiras consagradas que integram o time escalado pelo MAPA. Ela assina uma das instalações em homenagem a Drummond e comemora a inclusão da cidade natal no cenário nacional, com a inauguração de trabalhos importantes em pontos de destaque na paisagem do município. "Sou itabirana e passei grande parte da minha vida morando na cidade, onde não tinha nada de graffiti. Pensar que agora ela vai receber nomes tão importantes da cena da arte urbana e receber pinturas que eu nunca imaginei é incrível", observa. 

Mag Magrela, que assina obras com alta visibilidade em diversas capitais pelo mundo, destaca a relevância de uma curadoria que se preocupa em criar conexões entre artistas, ao mesmo tempo em que incentiva que o público lance novos olhares sobre obras como murais, graffiti e outras expressões visuais. "O festival de arte de rua fomenta esse mercado, fortalece a profissão, faz com que os artistas deem continuidade ao trabalho, exponham seus trabalhos, se conectem com outros artistas e outras formas de se viver, conhecendo outras cidades e as pessoas que moram nelas", destaca a artista, responsável por murais de grande impacto em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Lisboa, Londres, Buenos Aires e Nova Iorque.

Uma parceria entre a Mostra e o projeto Sempre Um Papo ainda promove conversa aberta com o muralista Kobra, um dos brasileiros com maior projeção na cena global de arte urbana, marcada para 10/10 às 19h30. Autor de um painel com quase 500 metros quadrados instalado na sede da ONU, em Nova York, o paulistano teve sua trajetória documentada no filme 'Kobra Auto-Retrato' (2022), vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em agosto.

MAPA Itabira
Até 15 de outubro no Centro de Itabira - MG
Obras expostas em espaços públicos, murais ocupam empenas e fachadas voltadas à rua
As demais atividades têm entrada gratuita
Mais informações pelo Instagram ou no site oficial do festival