A programação contra com 24 trabalhos que trazem um panorama da produção contemporânea circense brasileira e mundial
Respeitável público, até o dia 25 de julho acontece a 20ª edição do Festival Mundial de Circo, pela primeira vez, em formato digital. A programação conta com 24 trabalhos de artistas originários do Brasil, Canadá, Espanha, França, Holanda e Uruguai – entre espetáculos e cenas circenses, além de diálogos em rede, exposição, oficinas e documentários.
O público tem acesso gratuito a todas as atividades do Festival pelo endereço www.festivalmundialdecirco.com.br. Os espetáculos ficam disponíveis na plataforma por tempo variado e para acessá-los basta entrar no ícone “bilheteria” e fazer um cadastro simples (e-mail e criação de uma senha). Para assistir as demais atrações o cadastro não é necessário.
“O circo é uma arte viva, cênica, do ali e agora, que historicamente sempre dependeu do público para acontecer. Depois de 19 anos realizando um festival com uma estrutura presencial – logística e grandes espaços que o circo exige -, a gente se vê com esse desafio nas mãos: fazer um evento que de fato possa alcançar as pessoas de forma online”, explica Fernanda Vidigal, idealizadora e coordenadora do Festival Mundial de Circo.
Picadeiro virtual
Nesta edição, a proposta foi transportar a atmosfera mágica do circo para o ambiente virtual, dando, ao espectador, a sensação de ser remetido ‘para dentro do picadeiro’. “O circo está no ar. Já que estamos no ar, nas redes, vamos colocá-lo também suspenso, acima das nossas cabeças, para gente se lembrar que a arte estará sempre ali. É só esticar a mão e pegar ou ter acesso pela rede”, explica.
A estrutura da plataforma foi desenhada pelo diretor audiovisual e artista plástico Conrado Almada. Com alguns cliques, o espectador entra numa espécie de ‘cidade circense flutuante’, com lonas, balões e dirigíveis. Do conforto de casa, o público poderá navegar e vivenciar experiências em ambientes diversos: Lona Espetáculos (com espetáculos e cenas para o púbico adulto e infantil), Cine-Circo, Globo da Morte, Ações Formativas, Exposição e Documentários. “Por exemplo, você clica em Globo da Morte e experimenta a sensação de estar dentro daquela estrutura de metal circular, com motociclistas dando voltas completas. Acredito que mesmo no digital, a arte tem o poder de transformar o cotidiano e criar espaços de identificação com o público, de aconchego, emoção e alegria”, afirma Fernanda Vidigal.
Chamamento
Neste ano, o Festival recebeu cerca de 700 propostas, do Brasil e de várias partes do mundo. Foram selecionados 24 trabalhos, de média a curta duração – muitos deles criados em contexto de pandemia -, e que trazem um panorama da produção contemporânea circense brasileira e mundial, com diversidade de estética, estilo e técnicas da arte do circo, como o trapézio, o malabarismo, o tecido, o contorcionismo, o bambolê, a palhaçaria, o ilusionismo, entre outras. “Outro critério adotado foi a qualidade do trabalho apresentado. Não bastava ter o número circense gravado em vídeo. A proposta que se preocupou em considerar a linguagem audiovisual, teve prioridade na escolha”, explica.
O vídeo-circo “Noite enluarada entre Ruínas” – direção de Cisco Aznar (Catalunha) – faz estreia nacional abrindo a programação do evento, e cumprindo uma característica do Festival Mundial de Circo que, desde 2006, realiza a coprodução de produções em que artistas e diretores são convidados a trabalharem juntos em uma montagem inédita. Durante três semanas, com ajuda das plataformas digitais, o artista catalão Cisco Aznar dirigiu os palhaços brasileiros Rafael Protzner, Ciro Ítalo e Carol Cony (Brasil) e o grupo Coletivo Pulsa (Uruguai). O resultado desse trabalho poderá ser visto a partir do dia 16 de julho. “O público pode esperar um cabaré povoado por palhaços celestiais, excêntricos e poetas loucos”, garante a coordenadora.
Durante a programação, as obras apresentadas passeiam por temáticas contemporâneas distintas, como gênero, relações amorosas, dilemas do ofício, os desafios da comunicação e as novas tecnologias, a solidão humana e o isolamento social em contexto de pandemia. A Mostra de Cenas Circenses traz ao todo 22 trabalhos nacionais e internacionais, divididos em 06 mostras inéditas, sendo 04 adultas e 2 infantis). Além disso, importantes artistas da cena local de BH e Minas também apresentam as Mostras direcionadas ao público adulto de forma lúdica e divertida
E para encerrar as apresentações do festival, nos dias 24 e 25 de julho, destaque para “Em Panne” do grupo canadense “Os Sete Dedos da Mão”. Referência na cena circense contemporânea, o coletivo é formado por artistas que vieram do Circo de Soleil. O espetáculo fala de um futuro próximo em que teatros esvaziaram e recursos não existe mais: artistas são forçados a se reunir em segredo em vastos espaços abandonados. “Todo feito durante pandemia, o trabalho é muito poético e providencial para o momento”, afirma Fernanda Vidigal.
Oficinas
Além dos espetáculos e cenas, os diálogos em rede colocam no centro do picadeiro as questões importantes do segmento, como o mercado de trabalho, a criação artística, a falta de política pública para o circo, entre outras. Entre as oficinas previstas, estão “O Balão Torcido”, da Escola Internacional de Palhaço, com Chacovachi e Maku Fanchulini, direcionada a palhaços e artistas em geral, e “Produção e Gestão Cultural”, com o produtor e gestor cultural Rômulo Avelar, direcionada a artistas e grupos circenses. As oficinas são gratuitas, com inscrição prévia entre 25 de junho e 09 de julho, pelo site do www.festivalmundialdecirco.com.br. O Festival irá disponibilizar ainda, na plataforma, dois documentários com temáticas relacionadas ao circo, como “Espero que não demore a voltar essa alegria” e “Dossiê Escola Nacional de Circo: 25 Anos de Pedagogia no Picadeiro”, e a exposição “A deriva da linha ou o mistério que salta”, da artista visual e circense, Clarice Panadés.
Ao longo de duas décadas, o festival construiu um público cativo nas redes sociais. Segundo a coordenadora Fernanda Vidigal, uma edição toda online é uma oportunidade para trazer novas plateias, mesmo no pós-pandemia. “Depois que gente voltar a fazer ações presenciais, certamente vamos continuar com parte da programação no virtual, porque você acaba ampliando o seu público. Imagina: um festival que acontece em BH e interior de Minas, pode ser acessado de qualquer lugar do país e do mundo”. Mas Fernanda pondera que é um público diferente. “Vamos pensar que estamos no Brasil e que o acesso à internet não é para a maioria da população. E nosso festival tem uma prática, há anos, de eventos em ruas, praças e periferias”.