'Passaporte Experimenta Circo' oferece aulas gratuitas de trapézio, malabares, acrobacia e tecido para todas as idades
Programação completa do Festival Mundial do Circo pode ser conferida no site do evento
Entre os dias 9 e 17 de agosto, Belo Horizonte recebe a 23ª edição do Festival Mundial de Circo. Reconhecido como o primeiro evento internacional dedicado à arte circense na América Latina, o festival leva espetáculos, oficinas, filmes e exposições para teatros, praças e parques da capital mineira.
Leia mais:
Neste ano, o festival integra a Temporada Francesa de 2025 no Brasil e reúne artistas do Brasil, França, Argentina e Guiné. A programação será dividida em espaços como Galpão Cine Horto, Teatro Sesiminas, Teatro Marília, Sesc Palladium, Sesc Tupinambá, Funarte, Praça da Liberdade, Parque Municipal e Parque Cidade Nova.
Neste ano, haverá o Passaporte Experimenta Circo, que oferece aulas gratuitas de modalidades como trapézio, malabares, acrobacia e tecido, para todas as idades, entre os dias 4 e 14 de agosto. As vagas devem ser reservadas pelo site do evento.
A entrada é gratuita para atividades em espaços públicos e na Funarte. Já os espetáculos em teatros têm ingressos a R$ 20, à venda pelo Sympla.
Entre as atrações internacionais, está o espetáculo ‘Yongoyely’, do grupo guineense Circus Baobab, e o solo cômico Hier Arrive Bientôt, da companhia francesa Atònita. Já entre os brasileiros, nomes como Iara Gueller e Cia. Barnabô levam aos palcos montagens que misturam teatro e circo com humor e criatividade.
Já a tradicional Cidade do Circo, na Funarte, terá espetáculos, feira gastronômica, oficinas, mostra de filmes e o “Picadeiro Minas”, com apresentações ao vivo conduzidas pelo Grupo Trampulim.
Também integra a programação o desfile-instalação da marca NotEqual, do estilista mineiro Fábio Costa, que apresenta a coleção Cheia Full, inspirada na estética e simbolismo do circo.
A programação completa está disponível no site oficial do Festival Mundial de Circo.