Cultura

Filarmônica de Minas Gerais apresenta festival com entrada gratuita em BH; veja detalhes

Filarmônica reúne quatro compositores finalistas em apresentação que une música, natureza e criação artística


Créditos da imagem: Kika Antunes / Reprodução Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Festival escolhe compositor para temporada de 2027 Final do Festival Tinta Fresca leva ao palco composições inspiradas na diversidade ambiental do Brasil

Ana Clara Parreiras

|
22/06/26 às 17:45
compartilhe

A Filarmônica de Minas Gerais realiza, no dia 25 de junho, às 20h30, na Sala Minas Gerais, em BH, a final da 14ª edição do Festival Tinta Fresca. A entrada será gratuita e contará com interpretação em Libras. Além disso, o público poderá acompanhar o festival ao vivo pela internet e por emissoras parceiras.

O concerto apresentará quatro obras inéditas inspiradas nos biomas brasileiros e escolherá o compositor que receberá uma encomenda para criar uma nova peça sinfônica para a temporada de 2027 da orquestra.


Leia mais


Natureza inspira a criação musical

Neste ano, o festival adotou o tema “Biomas do Brasil”. Com isso, os participantes tiveram o desafio de transformar em música elementos presentes nos diferentes ecossistemas do país.

Ao mesmo tempo, a proposta aproximou a criação artística de temas que fazem parte do debate atual, como preservação ambiental e biodiversidade. Dessa forma, cada compositor desenvolveu uma obra baseada em paisagens, espécies nativas, tradições culturais e características marcantes de diferentes regiões brasileiras.

Quatro compositores chegam à final

Ao todo, quatro obras foram selecionadas para a etapa decisiva do festival. Cada uma delas apresenta uma visão diferente sobre a relação entre natureza e música.

Os finalistas são:

  • Jônatas Reis — inspirado na Caatinga;
  • Fernando Britto — com foco na Mata Atlântica e no pau-brasil;
  • Rodrigo Aredes — baseado nas paisagens do Caraça, em Minas Gerais;
  • Jonas Hocherman — inspirado em projetos de reflorestamento e recuperação ambiental.

Durante o concerto, a Filarmônica interpretará as quatro composições diante do público. Em seguida, uma comissão especializada analisará os trabalhos e escolherá o vencedor da edição.

Vencedor ganhará nova encomenda

Ao final das apresentações, os jurados anunciarão a obra vencedora. Como resultado, o compositor escolhido receberá uma encomenda da Filarmônica para escrever uma nova peça sinfônica.

Posteriormente, a orquestra incluirá a composição na programação oficial da temporada de 2027. Dessa maneira, o festival não apenas reconhece talentos, mas também incentiva a criação de novas obras para o repertório brasileiro.