FecharX

Filarmônica de Minas Gerais comemora 15 anos e divulga programação de 2023

Orquestra oferece, anualmente, assinatura para cinco séries de concertos: Presto, Allegro, Veloce, Vivace e Fora de Série



Créditos da imagem: Rafael Motta
Main filarm%c3%b4nica de minas gerais maestro fabio mechetti foto rafael motta
Redação Sou BH
07/10/22 às 08:37
Atualizado em 07/10/22 às 08:37

A Filarmônica de Minas Gerais, uma das melhores orquestras do Brasil, completa 15 anos em 2023. Para comemorar a data, foi anunciada nesta semana a programação para o próximo ano, que se inicia nos dias 2 e 3 de março com a "Abertura Festiva de Shostakovich" e com a estreia mundial de obra encomendada a Leonardo Martinelli, "Concerto para Orquestra". Também foi aberta a Campanha de Assinaturas, por meio da qual o público pode adquirir, antecipadamente, ingressos para todo o ano de 2023. A Filarmônica de Minas Gerais oferece, anualmente, assinatura para cinco séries de concertos: Presto e Allegro (realizadas às quintas-feiras), Veloce e Vivace (realizadas às sextas-feiras) e Fora de Série (aos sábados).

Para Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais conseguiu, em um curto espaço de tempo, se posicionar como o maior projeto sinfônico da América Latina neste milênio, ao embarcar numa viagem cultural que busca explorar a riqueza viva da história da música universal, por meio do trabalho contínuo dos músicos, solistas e regentes convidados, das equipes técnica e administrativa, e de todos aqueles que dão apoio e significado ao projeto. “Da ousadia e da ambição que nortearam a criação da Orquestra, formada por um grupo de jovens talentosos e promissores músicos do Brasil e do exterior, ao reconhecimento que hoje temos em nível internacional, a Filarmônica vem sendo exemplo de uma ação que muito nos honra e orgulha”, destaca.

O maestro comenta que a Orquestra vive momentos de grandes realizações e inevitáveis desafios, mas permanece fiel à missão a que se propõe, de atuar como força de transformação da sociedade, concerto a concerto. “Nesse tempo, Minas Gerais também conquistou uma sala de concertos reconhecida internacionalmente pela qualidade acústica e por seu maravilhoso desenho arquitetônico, a Sala Minas Gerais. Nela, aconteceram alguns dos momentos mais emocionantes da vida cultural de Belo Horizonte nos últimos anos”.

A Temporada 2023 celebrará tudo isso. “Nos próximos anos, queremos não só consolidar esse indiscutível portfólio de conquistas, mas buscar novos horizontes, da formação de público ao fomento à criatividade musical e à constante busca de qualidade”, diz Fabio Mechetti, ao lembrar que a história da Filarmônica de Minas Gerais não seria possível sem a participação de todos os que acreditam na visão e nas possibilidades do projeto: “Desde 2008, o Governo de Minas Gerais tem sido parceiro direto nesta ação de transformação cultural e social do povo mineiro, assim como nossos patrocinadores, que reconhecem o singular trabalho da Filarmônica. Também é preciso agradecer à sociedade, ao público em geral e aos assinantes, que, com sua confiança e seu aplauso, nos fortificam constantemente”.

Destaques da programação de 2023

A pianista coreana Joyce Yang retorna a Belo Horizonte para executar um dos mais admirados e desafiadores concertos do repertório pianístico, dando início à celebração dos 150 anos de nascimento de Rachmaninov. A regência é do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais.

Em 2023, a Filarmônica de Minas Gerais celebra 200 anos de nascimento de Édouard Lalo, 150 anos de nascimento de Rachmaninov, 150 anos de nascimento de Reger, 125 anos de Gershwin, 100 anos de nascimento de Ligeti e 75 anos de nascimento do brasileiro Ronaldo Miranda; 75 anos de morte de Lorenzo Fernandez, 75 anos de morte de Wolf-Ferrari e 50 anos de morte de Malipiero.

Aproveitando a celebração dos 150 anos de Rachmaninov, serão apresentados todos os seus concertos de piano, assim como três sinfonias e outras obras sinfônicas do compositor. Serão executadas pela primeira vez obras corais de Brahms (Réquiem Alemão) e Poulenc (Glória), além de peças orquestrais como o poema sinfônico Assim falou Zaratustra de Strauss e o Concerto Romanesco de Ligeti.

Na série Fora de Série, realizada em nove sábados durante o ano, em 2023, a Filarmônica de Minas Gerais dedica-se ao tema “Segundas Opiniões”. A Orquestra irá explorar como compositores contribuíram com novas interpretações de obras de outros artistas. De acordo com o maestro Fabio Mechetti “em cada programa, teremos a oportunidade de constatar a criatividade com que esses grandes gênios da música universal conseguiram realizar obras magníficas com temas originalmente criado por outros”.

A programação completa de 2023 está disponível aqui.