Filarmônica de Minas Gerais faz viagem pela ópera no Brasil neste sábado (14)

Concerto sob a regência do maestro Fabio Mechetti tem ingressos à venda a partir de R$ 39,60 (inteira)

Créditos da imagem: Rafael Motta
Apresentação passa por compositores como Nunes Garcia, Mignone e Carlos Gomes.
Redação Sou BH
11/09 às 18:44
Atualizado em 11/09 às 18:44

Sob a regência do maestro Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais leva o público em uma viagem pelo repertório lírico da ópera no Brasil. Como parte da série ‘Fora de Série’, os músicos se apresentam no sábado (14 de setembro), às 18h, na Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090 - Barro Preto). Ingressos estão à venda no site filarmonica.art.br, a partir de R$ 39,60 (inteira).

Veja mais: Princesas dividem o palco em musical infantil neste sábado (14) e domingo (15)

Continua depois da publicidade

Ópera no Brasil

O repertório da apresentação reflete a variedade de estilos e identidades do gênero, perpassando por obras como o Prelúdio de ‘O Garatuja’, comédia lírica de Alberto Nepomuceno baseada na obra homônima do autor José de Alencar, e a Protofonia de ‘O Guarani’, de Carlos Gomes, que se tornou conhecida ao ser escolhida como música tema do programa de rádio ‘A Voz do Brasil’.

Os compositores Nunes Garcia e Francisco Mignone também são revisitados, com ‘Abertura Zemira’ e ‘Congada’, inspirado na manifestação religiosa e cultural afro-brasileira, respectivamente. Como mostra da atualidade da ópera nacional, a Orquestra toca ainda a obra recém-composta por João Guilherme Ripper, ‘Abertura Cartagena’, estreada em dezembro do ano passado.

Veja mais: Renata Rosa celebra 20 de anos de carreira em show e relançamento do premiado Zunido da Mata

Filarmônica de Minas Gerais 

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008, sendo hoje uma referência no país e no mundo. Atualmente, o grupo composto por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas é conduzido pelo diretor artístico e regente titular Fabio Mechetti.