'A Flor do Buriti' conquistou distinção de Melhor Equipe na mostra Un Certain Regard
O longa-metragem ‘A Flor do Buriti’, da produtora mineira Entre Filmes, foi premiado na última sexta´feira (26/05) com distinção especial no Festival de Cannes. Dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza, com produção de Julia Alves e Ricardo Alves Jr, o filme conquistou o Prix d’ensemble (Melhor Equipe) da mostra Un Certain Regard, braço do festival francês que lança olhares sobre produções e realizadores que se destacam em seus contextos.
O troféu concedido à produção brasileira é especial e só foi entregue outras duas vezes desde 1998, quando foi criada a sessão Un Certain Regard: uma em 2014 para ‘Party Girl’ e outra em 2021 para ‘A Boa Mãe’, ambos franceses. Em 2018, Renée e João apresentaram na mesma mostra o filme ‘Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos’, que acabou levando o Prêmio Especial do Júri – na ocasião, presidido pelo ator porto-riquenho Benicio del Toro.
‘A Flor do Buriti’ acompanha a luta do povo indígena Krahô contra velhas e novas ameaças, representadas por fazendeiros e suas estratégias de violência, além da Ditadura Militar. A produção fez estreia mundial na Un Certain Regard e foi recebida com aplausos pela plateia de Cannes.