FecharX

Filme 'Marte Um' é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023

Escrito e dirigido pelo mineiro e cruzeirense Gabriel Martins, o drama retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, na Grande BH



Créditos da imagem: Embaúba Filmes/Reprodução
Main marte um1
'Marte Um' segue em cartaz no Una Cine Belas Artes e no Cineart Shopping Contagem
Redação Sou BH
06/09/22 às 11:23
Atualizado em 06/09/22 às 11:23

Escrito e dirigido pelo mineiro e cruzeirense Gabriel Martins, o filme "Marte Um" foi o indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema. 'Marte Um' venceu a disputa com 'A Mãe', 'A Viagem de Pedro', 'Carvão', 'Pacificado' e 'Paloma'. O drama retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, na Grande BH, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice. No longa, o porteiro Wellington ambiciona que o filho, craque de um time de várzea, seja jogador do Cruzeiro.

Ídolo do Cruzeiro, Juan Pablo Sorín aparece no filme interpretando ele mesmo. O argentino é o novo morador do condomínio de luxo em que Wellington trabalha como porteiro, na região de Nova Lima. A produção mineira levou quatro Kikitos do Festival de Gramado de 2022: prêmio especial do júri, melhor roteiro, melhor trilha musical, assinada por Daniel Simitan, e melhor longa segundo o voto popular. 

'Marte Um' segue em cartaz no Una Cine Belas Artes e no Cineart Shopping Contagem.