Longas de ficção, documentários e biografias sobre a cultura de rua ficam em cartaz até fim de janeiro
A cultura hip hop e os elementos que compõem este universo são ingredientes essenciais dos filmes que integram a mostra ‘Ficções Urbanas: hip hop no cinema’, em cartaz no Cine Santa Tereza até 29/01. A seleção com entradas gratuitas faz um panorama da presença e representação deste movimento artístico e cultural, com títulos lançados em um período que cobre mais de 35 anos – desde ‘Warriors – Os selvagens da Noite’ (1979) até ‘Straight Outta Compton – A história do NWA’ (2015).
A mostra inédita consegue abranger desde os primeiros passos do hip hop em frente às câmeras até os desdobramentos mais autorais e experimentais sobre a cultura de rua na sétima arte, como explica o poeta César Gilcevi, que assina a curadoria juntamente com os rappers Matéria Prima e Enece. “A mostra conta com ‘Warriors’, longa primordial de 1979, que influenciou e definiu muito do que até hoje ainda é presente na cultura urbana, passa pela afirmação do gênero dentro da cinema comercial através de musicais como ‘Breakin’; traz ainda o lado pictórico do hip hop com o filme biográfico sobre Basquiat e contempla as batalhas de rima e a poesia com ‘8 Mile’, que romantiza a história de Eminem. Dessa forma, os quatro elementos fundantes do hip hop – a dança, o DJ, o MC e o grafite – se fazem presentes”, diz Gilcevi.
O protagonismo negro é uma das marcas comuns à maioria dos títulos na seleção, que inclui um filme nacional: ‘Antônia’ (2006), de Tata Amaral, estrelado por Negra Li. Astros da música negra norte-americana como 50 cent, Queen Latifah, Ice-T e Ice Cube estão nos papéis principais das produções reunidas pela mostra, o que reforça o vínculo bem amarrado entre os filmes e a cena hip hop contemporânea de cada título.
Nomes essenciais para a construção do movimento hip hop têm suas representações nas telonas garantidas na programação. ‘Basquiat – Traços de Uma Vida (1996)’ traz Jeffrey Wright na pele do artista pós-moderno Jean-Michel Basquiat (1960-1988), destacando suas inspirações no grafite e a revolução estética iniciada por ele no meio artístico, a partir da cultura de rua.
A mostra traz ainda a estreia de Tupac Shakur (1971-1996) nos cinemas em ‘Juice – Uma Questão de Respeito’ (1992), além de documentar a trajetória pessoal e artística do rapper com ‘Tupac: Resurrection’ (2003). O melhor amigo e, mais tarde, maior rival de Tupac também tem sua vida transformada em filme no drama ‘Notorious B.I.G. – Nenhum Sonho é Grande Demais’ (2009), em que Jamal Woolard dá vida ao Biggie (1972-1997) e Anthony Mackie interpreta Shakur.
Já os veteranos do N.W.A., pioneiros do estilo gangsta, têm a carreira retratada no sucesso ‘Straight Outta Compton – A história do NWA’ (2015), filme indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Outro ícone da cultura hip hop, o cineasta Spike Lee vem representado por sua obra de assinatura, ‘Faça a Coisa Certa’ (1989), longa que retrata tensão racial e é considerado um patrimônio cultural dos EUA pela Biblioteca do Congresso.
Ficções Urbanas: Hip Hop no Cinema
De 3 a 29 de janeiro no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias – Santa Tereza)
Ingressos gratuitos disponíveis antecipadamente neste link ou diretamente na bilheteria, 30 minutos antes da sessão
Veja a programação completa, com todos os filmes e sinopses, no site do cinema