FecharX

Fundação Clóvis Salgado abre editais de Artes Visuais e Fotografia

Além de apresentar nova nomenclatura, pela primeira vez as inscrições serão realizadas exclusivamente em formato digital



Créditos da imagem: Paulo Lacerda
Main noticia destaque edital de ocupa%c3%a7%c3%a3o de artes visuais 2019   cr%c3%a9ditos paulo lacerda  3
Redação Sou BH
19/02/20 às 14:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e para o Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado, com realização de exposições ainda em 2020. Os artistas podem se inscrever de 14 de fevereiro até dia 17 de abril, de forma gratuita, exclusivamente pelo site, onde também é possível encontrar mais informações, como o edital e documentação necessária.

A atual edição marca a troca de nomes anunciada em 2019, na qual o Edital de Ocupação FCS de Artes Visuais e o Edital de Ocupação FCS de Fotografia passam a ser identificados como Prêmio Décio Noviello em homenagem ao artista mineiro falecido recentemente. 

Serão selecionados dois projetos para o Palácio das Artes – galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, e dois projetos para a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Trata-se de uma premiação nacional que estimula o fomento artístico e incentiva a circulação de artistas e obras contemporâneas.

Podem se inscrever artistas e coletivos do Brasil e do exterior, desde que possuam visto de permanência definitivo no país. Os artistas selecionados receberão R$ 9.000, para cada exposição coletiva, e R$ 7.000 para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de Artes Visuais e de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado. 

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Seleção do Edital, que contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em Artes Visuais. Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.