Cultura

Fundação Clóvis Salgado acelera e amplia sua atuação no mundo digital

Com a pandemia, a FCS fornece ao público ações culturais on-line por meio do projeto #PALÁCIOEMSUACOMPANHIA


Créditos da imagem: Paulo Lacerda

Redação

|
30/05/20 às 16:00
compartilhe

Com a paralisação das atividades culturais de forma presencial, devido às medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Fundação Clóvis Salgado alterou sua rotina e precisou acelerar e ampliar sua atuação no mundo digital. 

  

Assim que as atividades artísticas foram suspensas, servidores e prestadores de serviços da FCS passaram a atuar em regime de Teletrabalho, garantindo sua segurança. O trabalhador contribui assim para a execução das novas formas de prestação de serviço cultural, artística e educacional que a Fundação Clóvis Salgado entrega à sociedade.

 

Há uma grande equipe trabalhando, dedicada à manutenção e segurança dos espaços da Fundação Clóvis Salgado, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção do Coronavírus. Além disso, uma rede de profissionais trabalha nos bastidores para planejar e remarcar eventos e a validação de ingressos, informar ao público sobre ações, produzir e disponibilizar os conteúdos digitais, além de promover aulas on-line. São artistas, técnicos, produtores culturais, professores, jornalistas, designers, profissionais de audiovisual, advogados, administradores, profissionais de TI, entre outras tantas funções, que garantem que a arte e a cultura não parem.

 

Entre as ações virtuais desenvolvidas está o #PALÁCIOEMSUACOMPANHIA, onde diariamente são publicados, no Instagram e Facebook da FCS, vídeos dos artistas dos três Corpos Artísticos (Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes), realizando apresentações, mostrando seus processos criativos e bastidores das produções, além de conteúdo formativo na arte e na cultura, com materiais produzidos pelos professores e alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart.

  

Já o CEFART VIRTUAL E #EDUCATIVO FCS permite a realização de aulas remotas, possibilita a continuidade dos cursos regulares de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Tecnologia da Cena dos alunos que estão em casa, em segurança. Os professores e equipes do CEFART desenvolvem conteúdos teóricos e práticos que são transmitidos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por meio da plataforma digital os estudantes têm acesso às aulas, vídeos, fóruns de debate, textos e demais atividades necessárias para aulas remotas em artes.

 

A FCS e o CEFART desenvolveram ainda o Educativo On Line, com oferta de conteúdo de formação em artes e cultura para todo o público, em suas mídias sociais. A programação conta com blog cultural, reflexões sobre arte moderna e contemporânea, tutoriais de criação artística e cineminha para o público infantil. O objetivo do projeto é tornar o conteúdo artístico e cultural da FCS acessível a todos os públicos, de todas as origens e idades, independente da sua familiaridade com o mundo da arte.

 

Para saber mais sobre as atividades e programações, acesse o site da FCS. O Comitê de Monitoramento também já começa a estudar e elaborar os protocolos de biossegurança, para profissionais das artes e público, preparando a FCS para quando houver a retomada das atividades presenciais.