FecharX

Gal Costa se apresenta no Palácio das Artes

Em tom intimista, “Espelho D’Água” reúne canções da carreira da cantora no dia 26



Créditos da imagem: Divulgação
Main gal costa 20140918172046
Gal Costa apresenta show "Espelhos D'Água" no Palácio das Artes
Redação Sou BH
20/01/15 às 19:19
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Por Débora Gomes jornalista Sou BH

“Um espelho d’água significa reflexo, coisas do passado, do presente e até do futuro”. Partindo dessa definição, Gal Costa sobe ao palco do Grande Teatro Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), no sábado (26), para apresentar o show “Espelho D’Água”, com um repertório nada previsível, baseado em canções que a artista não levava aos palcos há algum tempo.

Ao lado do guitarrista e violonista Guilherme Monteiro, Gal solta a voz em um repertório escolhido por ela, com a ajuda do jornalista e crítico musical Marcus Preto, que assina com a cantora a direção do show. “Eu estava cansada do repertório que vinha apresentando no formato voz e violão”, conta. “Quando conversei com o Marcus Preto para dirigir e produzir o show comigo, ele me trouxe as capas de todos os meus discos e fui assinalando tudo o que eu tinha vontade de tocar”, completa.

O resultado dessa parceria é um show que prioriza canções que tiveram alguma história na carreira da cantora e que, de certa forma, o público gostaria de ouvir novamente, ou pela primeira vez, nos palcos. “É um show muito bonito, o Guilherme é um guitarrista maravilhoso e muito talentoso”, considera Gal.

Embora “Espelho D’Água” se apresente como uma pausa entre o último trabalho de Gal, “Recanto”, e seu próximo disco de inéditas, com previsão de lançamento para 2015, a artista afirma que esse não é um show de carreira, mas uma possibilidade de apresentação mais intimista. Isso porque o espetáculo foi concebido apenas para sessões em um teatro paulista e, posteriormente, por desejo de Gal, saiu em turnê pelo país. “Senti vontade de levá-lo para outros teatros, pela delicadeza dele”, explica.

Parceira de Caetano Veloso em diversas gravações, para o show não poderia ser diferente: Gal interpreta diversos sucessos compostos pelo amigo, como “Coração Vagabundo” e “Vaca Profana”. “Acho que nossa parceria agrada ao público porque é verdadeira. Caetano é um dos meus compositores preferidos”, considera Gal, afirmando ainda que Caetano compõe canções para ela como ninguém. “A sensibilidade que ele transmite em suas canções é algo único. Eu espero poder cantar suas composições por muito mais tempo”, completa.

Seguindo essa linha de parcerias, no palco, a artista interpreta também “Folhetim”, de Chico Buarque, “Sua Estupidez”, de Roberto e Erasmo Carlos, “Volta”, de Lupicínio Rodrigues, e muitos outros sucessos. O ineditismo musical da noite fica para “Espelhos D’Água”, composição de Marcelo Camelo, em parceria com o irmão Thiago Camelo e que justifica o nome do show. “Eu gosto muito do jeito que o Camelo compõe, os acordes que ele usa, a maneira como harmoniza as canções e as letras”, explica Gal.

Para o próximo trabalho, além de Caetano e Camelo, com composições já garantidas, Gal Costa conta ainda com músicas de Gilberto Gil e uma parceria entre o rapper Criolo e Milton Nascimento, na letra e melodia da canção “Dez Anjos”. “Acho essa canção muito linda. Quando ouvi, quis que entrasse no meu novo álbum”, conta a cantora.

Gal Costa faz única apresentação no Grande Teatro Palácio das Artes, na noite de sexta-feira (26), às 21h.