Cultura

Giramundo usa teatro de bonecos para discutir questões ambientais com as crianças

Grupo encerra turnê nacional de 'Miniteatro Ecológico' com apresentações gratuitas na capital


Créditos da imagem: Fuzari/Divulgação
Montagem traz bonecos de personagens folclóricos e da fauna para abordar importância dos biomas brasileiros

Redação Sou BH

|
02/12/22 às 08:34
compartilhe

Giramundo, o maior grupo de teatro de bonecos de Minas, apresenta as menores marionetes de sua história em ‘Miniteatro Ecológico’, espetáculo que chega a Belo Horizonte com apresentações gratuitas em 10/12 e 11/12, no Parque Municipal. O tamanho reduzido dos bonecos, entretanto, não diminui em nada a importância da peça, que comemora os 50 anos da companhia teatral. 

O teatro em miniatura foi uma ideia de Álvaro Apocalypse, fundador do grupo, que pensou no formato em 1992 para facilitar apresentações em escolas. Em ‘Miniteatro’, são adaptados cinco espetáculos já lançados anteriormente pelo Giramundo: ‘O Aprendiz Natural’ (2002), ‘Mata Atlântica’ (2003), ‘Cerrado’, ‘Amazônia’ e ‘O Jardim Botânico’ (2004) e ‘Caatinga” (2006). 

Cada texto tem como eixo central um bioma brasileiro e as questões ambientais ligadas a ele, representados por personagens folclóricos ligados a cada região e por animais da fauna local. A trilha sonora ajuda a introduzir ao público, em especial às crianças, um estilo musical por cada região, sendo o samba para a Mata Atlântica, música caipira no Cerrado, carimbó na Amazônia e repente para a Caatinga.

“Há no processo de todas as montagens, uma estrutura recorrente de composição”, destaca Ulisses Tavares, responsável pelo texto e direção do ‘Miniteatro’. “Por exemplo, a participação de um ser mitológico brasileiro que atua nos enredos. Ele faz parte do imaginário popular e da própria história sobre o meio natural do país. Temos a presença do Saci, o Curupira, a Mula-sem-cabeça, a Mãe D’Água, o Lobisomem” ele completa.

As duas apresentações em BH marcam o fim da turnê. que já passou pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O espetáculo tem consultoria científica da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e da bióloga Valéria Tavares, além de trilha sonora assinada pelo grupo O Grivo.

Giramundo apresenta ‘Miniteatro Ecológico’
10/12 (sábado) às 10h e 11/12 (domingo) às 9h, 11h e 14h.
Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro).
Não é necessário retirar ingressos para o Miniteatro, mas a entrada no Parque Municipal deve ser garantida com a retirada de ingressos gratuitos pela plataforma Sympla
Mais informações no site oficial do Giramundo ou pela página do grupo no Instagram.