Filme retrata a história de pessoas de diferentes países, todos de língua portuguesa, explicitando suas singularidades e semelhanças culturais, afetivas e existenciais
O Cine Santa Tereza recebe nesta quinta-feira (28/9), às 19h, a exibição comentada do documentário “Os Ossos da Saudade”, com a presença do diretor Marcos Pimentel. O filme retrata a história de pessoas de diferentes países, todos de língua portuguesa, explicitando suas singularidades e semelhanças culturais, afetivas e existenciais. A classificação indicativa da sessão é de 14 anos. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos on-line ou na bilheteria.
Existe uma tese linguística que defende que a palavra saudade só existe na língua portuguesa porque, durante o período das navegações os lusitanos eram grandes viajantes que cruzavam os mares por décadas, deixando para trás sua terra e sua gente. A singularidade do sentimento de falta impresso na palavra saudade é o que o documentário buscou retratar. O filme conectou pessoas do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde, e narrou as histórias de forma fragmentada e não linear, fazendo referência direta às memórias dos personagens. A diversidade das narrativas sobre a infância, fragmentos do passado, confissões cotidianas e relatos de viagens possibilitaram cenários diferenciados, que vão de um cemitério de navios a um vulcão inativo.
Serviço
Exibição do filme “Os Ossos da Saudade”, das produtoras Tempero Filmes e Anavilhana
De 28 de setembro, quarta-feira, às 19h.
Classificação indicativa: 14 anos
Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)
Entrada gratuita, mediante retirada de entradas no Disk Ingressos