FecharX

Gratuito: Contagem recebe festival de viola caipira

Evento ao ar livre destaca a versatilidade do instrumento com artistas locais e uma feira orgânica



Créditos da imagem: Elcio Paraíso
Main wilson dias  por elcio para%c3%adso
Wilson Dias traz a musicalidade do Vale do Jequitinhonha, com um repertório que entrelaça a tradição caipira com perspectivas contemporâneas
Redação Sou BH
22/03 às 16:51
Atualizado em 22/03 às 16:51

O “Festival Viola Orgânica” surge como um novo ponto de encontro para os admiradores da música de raiz e da cultura popular brasileira. Com entrada franca, o evento programado para o dia 24 de março, às 11h, no Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem, promete uma imersão na arte sonora da viola caipira.

O conceito

Idealizado pelo violeiro Bilora, o festival almeja destacar a viola caipira, instrumento emblemático da cultura popular, explorando sua riqueza rítmica e melódica. O objetivo é fomentar um movimento musical em Contagem, dando palco a violeiros da região.

As atrações musicais

O evento será aberto pela Orquestra de Viola Caipira de Contagem - Violas Gerais, apresentando um repertório que passeia pela música tradicional e pelo cancioneiro popular. Cícero Gonçalves e Wilson Dias, dois nomes reconhecidos da cena da viola, trarão suas composições autorais e interpretações que dialogam com as raízes e a contemporaneidade da música caipira.

Arte além da música

A presença da artista Zi Reis, realizando uma pintura em grafite inspirada na temática da viola caipira, promete agregar uma dimensão visual ao festival. A programação inclui também uma feira orgânica, conectando música, arte e sustentabilidade.

Conheça os artistas

  • Orquestra de Viola Caipira de Contagem - Violas Gerais: Um coletivo que celebra a música caipira, formado por violeiros da região, com a missão de ampliar seu alcance e número de participantes.
  • Cícero Gonçalves: Violeiro, cantor e compositor com uma trajetória marcada por participações e vitórias em festivais de MPB, levando sua música para além de Minas Gerais.
  • Wilson Dias: Artista que traz a musicalidade do Vale do Jequitinhonha, com um repertório que entrelaça a tradição caipira com perspectivas contemporâneas.

Serviço

  • Festival Viola Orgânica
  • Data: 24 de março de 2024
  • Horário: 11h
  • Local: Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 753, Eldorado)
  • Entrada: Gratuita