Híbrido apresenta curso gratuito para formar produtores culturais em BH

Durante 4 meses, alunos terão aulas teóricas e práticas e, ao final, realizarão um festival de música

Créditos da imagem: Qu4rto Studio
Ao final dos 4 meses de aulas, os alunos vão produzir um festival como conclusão de curso
Redação Sou BH
31/07/21 às 10:04
Atualizado em 31/07/21 às 10:04

Um curso gratuito para formar produtores culturais em Belo Horizonte. A primeira edição de "Eventos musicais: A Cidade, A Multiplicidade, A Técnica" vai selecionar 20 pessoas com interesse em aprender a realizar da pré até a pós-produção de um evento musical. Ao final dos 4 meses de aulas, os alunos vão produzir um festival como conclusão de curso. O objetivo é compartilhar conhecimento, provocar reflexões e ainda conectar os alunos com profissionais da área, contribuindo, assim, para o fomento da cena cultural de BH. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site da Hibrido até o dia 7 de agosto. 

As 20 pessoas serão escolhidas por meio de um edital. A seleção fica a cargo da coordenação da Escola Híbrido, tendo como principal critério o interesse da pessoa inscrita em trabalhar com produção de eventos. A convocatória segue também critérios de inclusão como, por exemplo, ter no mínimo 50% de mulheres, 40% de negros e 10% de indígenas na turma. Idade, com mínimo de 20% para jovens (18 a 24 anos) e 20% para maiores de 50 anos, e descentralização, com pelo menos um agente em cada regional de BH, serão levados em consideração. A intenção é compor um grupo diverso e plural.

O Projeto Pedagógico do Curso tem coordenação dos professores Paula Kimo e Wesley Diniz, que também ministrarão aulas. Wesley, por exemplo, apresenta “Cultura e Mercado”, enquanto Paula se junta ao produtor cultural Victor Diniz para oferecer a aula “Cultura e Espaço Público”. Os alunos também aprenderão com outros profissionais da cena cultural, como a atriz e Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura de BH Aline Vila Real, PDR Valentim, da Família de Rua, e Mari Campos, do Festival S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!. 

“Estamos experimentando uma metodologia de aprendizagem, criação e produção coletiva na área da cultura. A proposta é construir com o grupo a ideia de um festival e atravessar todas as etapas de produção do evento. A gente busca que essa travessia não seja apenas no âmbito técnico. A técnica é fundamental, mas existem outras camadas que são pilares dessa formação. Pensar a cidade e sua multiplicidade de corpos, vozes, sujeitos e sentidos atravessando esse fazer, interferindo na forma como a gente se coloca enquanto agente de cultura. A gente não quer apenas sensibilizar produtores e técnicos ou abrir espaço para mais profissionais, mas principalmente provocar as pessoas a criar e agir junto com a cidade, a partir do seu movimento, do seu alcance, das suas pessoas”, explica Paula. 

Por causa da pandemia, o curso será todo realizado por meio de plataformas online. As aulas serão pelo Zoom, e também haverá grupos de trabalho virtual e desenvolvimento de atividades por meio de pastas compartilhadas e trabalho remoto. Ao longo do curso, os alunos serão acompanhados por uma equipe experiente de docentes e especialistas que irão articular materiais teórico-práticos diversos. 

Serviço: 

Escola Híbrido de Festivais apresenta o curso Eventos musicais: A Cidade, A Multiplicidade, A Técnica
Inscrições: https://forms.gle/HVqe5tPcvqnieUH48  - até 07/08/2021
Resultado da seleção: 12/08/2021
Período do curso: de 18/08 a 15/12/2021
Local: Zoom
Informações: www.hibrido.cc
Link do curso: https://www.hibrido.cc/escolahibrido

Continua depois da publicidade