FecharX

Arte pela cidade: Inhotim lança projeto para obras em espaços digitais

Projeto “15 Segundos” fará intervenção artística em painéis de LED em Belo Horizonte



Créditos da imagem: Carolina Lopes/Inhotim
Main destaque carolina lopesinhotim
Redação
05/10/20 às 16:50
Atualizado em 05/10/20 às 16:50

Desde a última sexta-feira (2/10), mais uma intervenção de arte urbana pode ser vista pelos belo-horizontinos nas ruas da cidade. Trata-se do projeto 15 Segundos, do Instituto Inhotim, para garantir a presença de obras de artistas de seu acervo em espaços digitais.
Serão seis intervenções artísticas desenvolvidas especialmente para painéis de Led Full HD espalhados por BH. Os trabalhos inéditos propõem aos artistas a criação de obras para suportes digitais em interface com o público. O intuito é expandir a reflexão artística extrapolando os limites físicos do museu.

Além dos painéis de Led espalhados em pontos como as movimentadas avenidas Afonso Pena e Raja Gabaglia, a ação prevê outras adaptações para os meios de comunicação, como vídeos para o Instagram do Inhotim e livretos que representem ou se desdobrem a partir da intervenção feita na cidade.

A palavra e a linguagem

A primeira artista no projeto 15 Segundos é Marilá Dardot, presente no acervo do Instituto com a obra site specific "A Origem da Obra de Arte". Para o novo trabalho, "Primeira Página", Marilá expõe manchetes dos principais jornais do país, reafirmando seu interesse pela escrita como princípio de seu trabalho. A obra dá sequência a uma série de colagens de revistas que iniciou em 2018.
A artista ocupa os painéis de Led em edições diárias de 2 de outubro a 1º de novembro, mapeando e destacando esses coletivos que foram notícia ao longo do mês.