FecharX

Kobra e crew Minas de Minas inauguram grafites nas empenas do Sesc em agosto

Muralista paulistano e coletivo de artistas mineiras preparam obras para a paisagem do hipercentro



Créditos da imagem: Imovision/Divulgação e Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Main eduardo kobra grafite minas de minas em bh
Eduardo Kobra faz seu primeiro mural na capital mineira; artistas do Minas de Minas são veteranas em intervenções na cidade
Redação Sou BH
04/08/23 às 14:58
Atualizado em 04/08/23 às 14:58

Um dos traços marcantes na configuração atual do hipercentro, a arte de rua em BH ganhará duas obras de peso a partir de agosto, com a inauguração de criações do muralista Eduardo Kobra e do coletivo Minas de Minas que ocuparão as empenas do edifício-sede do Sesc, na Rua dos Tupinambás. Autor dos dois maiores murais grafitados no mundo, Kobra começou seu primeiro trabalho na capital mineira no último 28/7 e deve concluir a pintura até metade de agosto, enquanto as Minas têm previsão de iniciar a obra em 14/8 e entregá-la no dia 29. Tanto o artista paulistano como o crew de belo-horizontinas participam de uma roda de conversa sobre os projetos em 9/8, às 19h no Sesc Tupinambás (Rua dos Tupinambás, 908 - Centro), gratuita e com entradas disponíveis no Sympla.

No caso do Sesc, as duas empenas cegas – nome dado às paredes laterais e sem janelas de um edifício – têm grande destaque na paisagem urbana e estão voltadas para pontos de alta circulação no Centro. "Sabemos que a arte tem o poder de transformar e conectar pessoas. Por isso, é com muita alegria e entusiasmo que anunciamos o projeto Sesc Arte Urbana. A transformação das empenas do Edifício-Sede em obras de arte, pelas mãos talentosas do artista Eduardo Kobra e do coletivo Minas de Minas, representa o compromisso do Sesc em Minas em fomentar a arte e a cultura, deixando um impacto positivo e inspirador para Belo Horizonte", comenta Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

A parede voltada para a Avenida Olegário Maciel foi entregue a Kobra com a demanda de uma obra que represente os cinco eixos da instituição: cultura, educação, assistência, saúde e lazer. Com 935,98 m², a empena é bastante visível para quem passa pela região rodoviária de BH, e deve tornar-se um destaque no horizonte da capital. Já a empena com vista para a Rua Tupinambás, com 774,73m², virou tela nas mãos das artistas Carol Jaued, Musa, Nica e Lídia Viber, que formam o coletivo Minas de Minas sob a proposta de valorizar a presença da mulher nas artes urbanas. O crew de grafiteiras assina murais bastante conhecidos e que roubam a cena na paisagem de BH, com homenagens a grandes figuras femininas como Carolina de Jesus em pintura na Lagoinha, Elza Soares nas escadarias da Estação Central e Teuda Bara no Centro de Referência das Juventudes.

Roda de conversa do projeto Sesc Arte Urbana
Com Eduardo Kobra, Carol Jaued, Musa, Nica e Lídia Viber
Quarta-feira (9/8) às 19h no Sesc Tupinambás (Rua dos Tupinambás, 908 - Centro)
Entrada gratuita com ingressos disponíveis neste link