FecharX

Livro mineiro de fantasia vence o Prêmio Geek de Literatura 2021

No enredo de "A Polícia Secreta para Crimes Mágicos", BH é o cenário de um mistério místico envolvendo o desaparecimento de um famoso rabino e assassinatos em série de adolescentes



Créditos da imagem: Letícia Souza
Main autor emanoel ferreira vence pr%c3%aamio geek de literatura 2021   foto let%c3%adcia sousa  1   1
O resultado da premiação, realizada pela Amazon, Omelete e editora Pipoca & Nanquim, foi anunciado durante a CCXP Words 2021, no último sábado
Redação Sou BH
07/12/21 às 00:01
Atualizado em 07/12/21 às 00:01

"Ao fim da rua, e tomando a avenida que margeia a Lagoa da Pampulha, distanciaram-se, um passo depois do outro, da festa lá atrás. Como companhia, agora tinham apenas as próprias sombras longilíneas projetadas sobre o asfalto". Assim começa o quarto capítulo de "A Polícia Secreta para Crimes Mágicos", do escritor Emanoel Ferreira, livro de fantasia urbana que acaba de vencer o Prêmio Geek de Literatura. Belo Horizonte enquanto cenário não é apenas uma particularidade deste capítulo, mas uma constante em toda a obra.

Criado pela Amazon Brasil, em parceria com o portal Omelete e a editora Pipoca e Nanquim, o prêmio teve milhares de livros inscritos e revelou seus dois ganhadores no último sábado (4), durante a programação da CCXP Words 2021. Além do escritor belo-horizontino Emanoel Ferreira, que venceu na categoria Ficção, também foram premiados, na categoria Quadrinhos, os autores da HQ "Dente de Leite" Igor Frederico e Patrick Martins.

No enredo de "A Polícia Secreta para Crimes Mágicos", Belo Horizonte é o cenário de um mistério místico envolvendo o desaparecimento de um famoso rabino e assassinatos em série de adolescentes. A menina Agnes, protagonista da história, está prestes a completar 15 anos e logo vai perceber-se bem no meio das investigações de uma intrigante polícia secreta.

"Hoje, o livro só existe em versão digital, para Kindle", explica o escritor Emanoel Ferreira. "Mas, em breve, ganhará uma versão impressa da editora Pipoca e Nanquim, conhecida por suas belíssimas edições. Estou muito animado com essa parceria!". Apenas nos últimos dias, o livro teve mais de 3 mil downloads no site da Amazon. Com o prêmio, leitores do Brasil inteiro estão descobrindo a aventura da jovem Agnes e procurando pelo autor nas redes sociais, especialmente no Instagram.

"É incrível como as pessoas apreciam histórias que se passam no nosso país", conta. "Sem dúvida, cada vez mais, teremos um gingado particularmente nacional nos livros de fantasia, ficção científica, horror, policial... Precisamos trabalhar por isso", pontua Emanoel Ferreira.

Aos 29 anos, o autor também escreve poesias e contos, muitos deles trazendo Belo Horizonte como cenário. Em 2016, publicou o livro "Já Tomei Uns Tragos de Poesia e Prosa pra Amaciar a Tristeza". Neste ano, publicou nos volumes de Conto e Poesia, do Prêmio Off FLIP de Literatura, e foi laureado pelo Concurso Nacional de Contos Jorge Andrade e Prêmio Barueri de Literatura.

"Atualmente, tenho trabalhado na finalização de um novo livro de poesias e num romance, ambos ainda sem editora. E, claro, vem aí uma continuação de ‘A Polícia Secreta para Crimes Mágicos’", finaliza.