Instituição incentivou mudanças sociais, como a criação de turmas exclusivas para homens e aulas de capoeira em BH
No cenário cultural de Belo Horizonte, algumas instituições se destacam por sua contribuição e pioneirismo. Entre elas, o Studio Anna Pavlova, uma das primeiras escolas de dança profissionalizantes da capital mineira e de Minas Gerais.
No livro “Studio Anna Pavlova: uma escola de dança para a vida inteira”, que será lançado neste sábado, 20 de abril, das 11h às 14h, na Livraria da Rua, no Funcionários, a autora Tânia Mara Silva Meireles retrata de maneira detalhada como a escola transformou o cenário das artes no estado e no Brasil.
Fundada por Dulce Beltrão e Sylvia Calvo em 1967, o Studio abriu as portas para além do balé clássico, oferecendo também aulas de dança moderna, afro e capoeira em uma época em que esses estilos ainda eram pouco difundidos.
Além disso, a instituição criou turmas exclusivas para rapazes e desenvolveu um curso de baby-balé e ginástica estética para mães, mostrando um compromisso com a inclusão e a diversidade.
Essas e muitas outras histórias estão reunidas no livro pela autora, que é bailarina, coreógrafa e maître de ballet. Ela traz à tona toda a trajetória e a vitalidade do trabalho desenvolvido pelo Studio Anna Pavlova, destacando sua importância na formação artística-cultural de Belo Horizonte.
A obra é fruto de um projeto de pós-doutorado realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Serviço