FecharX

Contra o preconceito racial, informação. Confira 5 obras que tratam o assunto

O ano é 2020 e milhares de pessoas ainda sofrem com o racismo. Separamos alguns livros que vão te ajudar a entender a importância de combatê-lo



Créditos da imagem: View Apart/Shutterstock.com
Main shutterstock 274751882
Redação
15/06/20 às 20:00
Atualizado em 15/06/20 às 21:43

Tecnologia, modernidade, tour virtual, lives, drones, tudo isso é possível na atualidade. O que não pode ser tolerado é encontrar, na sociedade atual, a violência racial. Para combater o preconceito, temos a informação. O racismo tem sido tema de discussões em todo o mundo e nós, do Sou BH, selecionamos 5 obras para você aprender e entender o que é o racismo e porque precisamos combatê-lo. Confira:

1 - Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro

A autora brasileira, Djamila Ribeiro trata temas como racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.

2 - Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis

Angela Davis relata como o racismo moldou a história norte-americana.

3 - Racismo Linguístico, de Gabriel Nascimento

O autor Gabriel Nascimento trata a complexidade da desigualdade racial no Brasil, fazendo uma relação entre língua e racismo, engajando debates intelectuais.

4 - O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento

Abdias Nascimento sobrepõe testemunhos pessoais, reflexões, comentários e críticas sobre a condição social e cultural do negro brasileiro.

5 - Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil, de Sueli Carneiro

A autora convida o leitor a refletir sobre a sociedade brasileira, explicando o racismo e sexismo estruturado, as relações sociais e políticas.