FecharX

Luto no mundo dos mangás: Akira Toriyama, pai de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Falecimento foi confirmado na madrugada desta sexta-feira (8/3)



Créditos da imagem: Reprodução @akira.toriyama
Main perda no mundo dos mang%c3%a1s  akira toriyama  pai de  dragon ball   morre aos 68 anos
O impacto de "Dragon Ball", uma das principais criações de Toriyama, gerou mais de 20 filmes, 50 videogames e inspirou uma legião de fãs apaixonados por mangás e animes
Redação Sou BH
08/03 às 06:17
Atualizado em 08/03 às 06:17

O mundo dos mangás está de luto. Akira Toriyama, criador da lendária série "Dragon Ball", faleceu no dia 1º de março aos 68 anos, em decorrência de um hematoma subdural, acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) por estúdios ligados ao artista.

Um legado de mais de 45 anos

Toriyama deixa um legado de mais de 45 anos de criatividade e paixão pela arte. Além de "Dragon Ball", que conquistou fãs de todas as idades em todo o mundo, ele também foi responsável por outros mangás de sucesso, como "Dr. Slump", "Cowa!", "Kajika", "Sand Land" e "Neko Majin".

Carreira visionária

Nascido em 1955, Toriyama desde cedo demonstrava talento para o desenho. Em entrevista ao site Stormpages, ele revelou que seus colegas de escola eram os primeiros leitores de suas histórias.

Seu primeiro mangá profissional foi publicado no final da década de 1970, após ser descoberto por uma das principais editoras japonesas em um concurso de novos talentos.

"Dr. Slump" e o estrelato global

O estrelato global chegou na década de 1980 com "Dr. Slump", mangá que conta a história de uma androide superpoderosa. A série foi um sucesso estrondoso e consolidou Toriyama como um dos maiores nomes da indústria.

"Dragon Ball": um fenômeno cultural

Em 1984, "Dragon Ball" explodiu na revista Weekly Shonen Jump. A história de Son Goku, um garoto com rabo de macaco em busca das esferas do dragão, conquistou o público e se tornou um ícone da cultura pop.

"Dragon Ball Z": sucesso estrondoso na TV

A sequência "Dragon Ball Z" foi um dos maiores sucessos da saga. Adaptado para a televisão, o anime foi transmitido em mais de 80 países, incluindo o Brasil. Em 2001, se tornou a atração mais assistida do Cartoon Network e o termo "dragonball" figurava entre os mais buscados na internet.

Mais de 20 filmes e 50 videogames

O impacto de "Dragon Ball" foi monumental. A franquia gerou mais de 20 filmes, 50 videogames e inspirou uma legião de fãs apaixonados por mangás e animes.

"Ainda me pergunto por que a história ficou tão popular", disse Toriyama em entrevista à revista Shounen Weekly em 2018. "Realmente não faz sentido para mim."

Um legado eterno

Embora tenha partido cedo, Akira Toriyama deixa um legado eterno que continuará a encantar e inspirar gerações. Sua genialidade e criatividade eternizadas em "Dragon Ball" e em suas demais obras o colocam no panteão dos maiores artistas da história do mangá.