FecharX

'Marte Um': mineiro conquista Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 8 categorias

Produção da Filmes de Plástico levou maioria dos principais troféus da noite



Créditos da imagem: Academia Brasileira de Cinema/Reprodução
Main marte um grande premio cinema
Equipe comemora prêmios de melhor longa de ficção, direção, roteiro, ator, ator coadjuvante, direção de fotografia, montagem e som
Redação Sou BH
24/08/23 às 15:05
Atualizado em 24/08/23 às 15:05

Produção mineira com raízes na Região Metropolitana de BH, 'Marte Um' arrebatou as principais categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e tornou-se o grande vencedor na 23ª edição do evento, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (23/8) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O filme dirigido por Gabriel Martins e realizado pela Filmes de Plástico conquistou 8 troféus Grande Otelo nas seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator para Carlos Francisco, Melhor Ator Coadjuvante para Cícero Lucas, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som.

A produção mineira entrou na disputa com 13 indicações – atrás apenas de 'Medida Provisória' (Globo Filmes), que tinha 15 nomeações ao prêmio e conquistou o troféu de Melhor Atriz para Adriana Esteves. Pelo Instagram, Gabriel Martins celebrou a vitória da produção e do cinema autoral, enaltecendo o trabalho em equipe por trás de 'Marte Um': "emoção estar junto da nossa equipe e elenco com 13 indicações. Alegria! Obrigado!", escreveu.

Gabriel Martins e seu troféu Grande Otelo de Melhor Direção

Produzido pela Filmes de Plástico em coprodução com o Canal Brasil, 'Marte Um' fez estreia mundial no Festival de Sundance e foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar, apesar de não ter entrado na seleção oficial da Academia norte-americana. Segundo longa de Martins, é centrado no cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. 

A premiação no Grande Prêmio da Academia Brasileira de Cinema coroa trajetória bem-sucedida do longa, que estreou há um ano e desde então vem colecionando honrarias – como no Festival de Gramado, onde levou os prêmios de Melhor Filme (júri popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Musical, além do Grande Prêmio Internacional do Júri do Outfest Los Angeles, nos EUA.