Produção da Filmes de Plástico levou maioria dos principais troféus da noite
Produção mineira com raízes na Região Metropolitana de BH, ‘Marte Um’ arrebatou as principais categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e tornou-se o grande vencedor na 23ª edição do evento, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (23/8) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O filme dirigido por Gabriel Martins e realizado pela Filmes de Plástico conquistou 8 troféus Grande Otelo nas seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator para Carlos Francisco, Melhor Ator Coadjuvante para Cícero Lucas, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som.
A produção mineira entrou na disputa com 13 indicações – atrás apenas de ‘Medida Provisória’ (Globo Filmes), que tinha 15 nomeações ao prêmio e conquistou o troféu de Melhor Atriz para Adriana Esteves. Pelo Instagram, Gabriel Martins celebrou a vitória da produção e do cinema autoral, enaltecendo o trabalho em equipe por trás de ‘Marte Um’: “emoção estar junto da nossa equipe e elenco com 13 indicações. Alegria! Obrigado!”, escreveu.
Gabriel Martins e seu troféu Grande Otelo de Melhor Direção
Produzido pela Filmes de Plástico em coprodução com o Canal Brasil, ‘Marte Um’ fez estreia mundial no Festival de Sundance e foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar, apesar de não ter entrado na seleção oficial da Academia norte-americana. Segundo longa de Martins, é centrado no cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais.
A premiação no Grande Prêmio da Academia Brasileira de Cinema coroa trajetória bem-sucedida do longa, que estreou há um ano e desde então vem colecionando honrarias – como no Festival de Gramado, onde levou os prêmios de Melhor Filme (júri popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Musical, além do Grande Prêmio Internacional do Júri do Outfest Los Angeles, nos EUA.