FecharX

Matula Film Festival celebra cultura de boteco em união de gastronomia e cinema

Evento gratuito oferece sessões de filmes e oficinas ligadas à cozinha de bares



Créditos da imagem: Léo Lara/Acervo Cumbucca
Main nenel   foto l%c3%a9o lara   acervo cumbucca
Nenel Neto, do Baixa Gastronomia, está entre homenageados na terceira edição do festival, que também recebe Luiz Antônio Simas
Redação Sou BH
29/10 às 19:19
Atualizado em 29/10 às 19:22

Nos dias 9 e 10 de novembro (sábado e domingo), o Matula Film Festival ocupa o Terraço do Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 - Centro) com programação dedicada à comida popular brasileira e à cultura dos botecos. Com entrada gratuita, o evento une cinema, palestras, oficinas e um tour gastronômico, promovendo um encontro que exalta a diversidade e a tradição da culinária brasileira. Os ingressos podem ser retirados pela internet.

UAI Chef lança versão gratuita com descontos de até 50% em bares e restaurantes. Baixe agora o aplicativo e aproveite!

A diretora do festival, Daniela Fernandes, destaca o alcance do festival: "O Matula está alcançando voos internacionais levando um pouco da nossa comida para fora do país. Ano passado, tivemos exibições em Los Angeles e Miami, em parceria com a Embratur, e recentemente recebemos uma carta de convite da Espanha. Essa é uma forma de contribuir, trazendo o audiovisual como uma ferramenta de divulgação da nossa comida e da nossa história".

Homenagens à cultura de boteco

Nesta terceira edição, o festival presta homenagem a dois importantes ícones da cultura de boteco. O Baixa Gastronomia, projeto do jornalista Nenel Neto, comemora 15 anos em 2024 e será celebrado com o lançamento do Guia da Baixa Gastronomia. Neto conduzirá um tour gastronômico, guiando o público por bares icônicos de Belo Horizonte. "Estou muito honrado por ser homenageado por um festival que eu tanto admiro e que une duas paixões: o cinema e a gastronomia. Espero que o tour seja um arraso", comenta Nenel.

    Veja também: ‘Tardezinha’ de Thiaguinho volta a BH em 2025; confira detalhes 

Outro homenageado é o Café Nice, tradicional estabelecimento de BH inaugurado em 1939. Conhecido pelo ambiente nostálgico, café coado e pão de queijo, o Café Nice segue como um ponto de encontro para gerações de frequentadores no hipercentro da capital mineira.

'Saideira', road movie nacional sobre irmãs em busca de cachaça que avô deixou como herança, encerra programação no domingo (10)

Oficinas, palestras e feira gastronômica

A programação conta ainda com oficinas e palestras voltadas à cultura gastronômica. A chef Simone Diniz, da Baixa Comidaria, ministra a oficina "Acepipes", focada na culinária mineira tradicional. Já a mixologista Néli Pereira oferece a oficina “Bebidas de Boteco”, compartilhando seu conhecimento sobre ingredientes brasileiros. 

Luiz Antônio Simas, historiador e especialista em cultura popular, explora a relação entre comida e samba em sua palestra, discutindo esses elementos como expressões da identidade brasileira. O festival também recebe a Exposição Fotográfica de Eduardo Freitas, o Preá, que retrata botecos e biroscas de várias partes do Brasil. O trabalho de Preá revela a atmosfera afetiva desses espaços, incluindo registros de botecos de Belo Horizonte.

Destaque também para a Feirinha Gastronômica, que estará disponível durante todo o evento com comidinhas de produtores convidados: Bar do Vale (Torresminho Pipoca), Boteco Nada Contra (Pastel de Pernil e Provolone), Prazer da Esfiha (Esfiha de Carne), Bar do Marcão (Jiló com Parmesão), Ivans Bar (Bolinho de Carne Empanado), Baixa Comidaria (Acepipes), Feijão Maletta (Pão com Linguiça) e Massa 100 (Churros de Doce de Leite).

Programação completa

Sábado (9 de novembro)
10h – Oficina de Acepipes com chef Simone Diniz
12h – Exibição 1: Sessão de Curtas
14h – Ciclo de Palestra 1: "Comida e Samba" com Luiz Antônio Simas
16h – Exibição 2: Sessão Abertura Longa - Bar Esperança (Dir. Hugo Carvana, 1983)
21h – Tour Gastronômico "Comida da Madrugada" com Nenel Neto

Domingo (10)

10h – Exibição 3: UNESCO - Cidades Criativas da Gastronomia
11h – Exibição 4: Mostra Raízes Mineiras
13h – Oficina de Bebidas de Boteco com Néli Pereira
14h – Ciclo de Palestra 2: "A Boemia Resiste" com Nenel Neto e convidados
16h – Exibição 5: 'Saideira' (Dir. Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2024)