FecharX

MC Braz aposta tudo no funk de BH com novo álbum e single inédito

Autor de 'Kikando e me Olhando' lança faixa em parceria com Gaab e DJ Win



Créditos da imagem: Instagram/Divulgação
Main mc braz e gaab em clipe de culpa sua lan%c3%a7amento
Em 'Culpa Sua', o cantor Gaab visita MC Braz em BH e se diverte no Centro da cidade; clipe estreia nesta sexta (27)
Bossuet Alvim
23/01/23 às 17:10
Atualizado em 23/01/23 às 17:33

Com 2 milhóes de ouvintes mensais e dono do sucesso 'Kikando e me Olhando' – um hit entre os challenges do TikTok – MC Braz prepara o primeiro álbum da carreira, batizado de 'Beagá'. Além de homenagem à cidade do funkeiro, o nome do disco é uma afirmação sobre a assinatura que ele e outros artistas independentes da cena mineira vem estabelecendo no gênero musical. "Nós escutamos muitos artistas internacionais, buscando sempre novas referências, mas nesse álbum, a referência é o próprio funk de Belo Horizonte. A ideia é valorizar a nossa música e também os profissionais daqui. Todo mundo envolvido no álbum é de BH, desde o diretor dos clipes, estilista até o designer", antecipa Braz.

O "funk de BH" a que ele se refere é quase uma vertente própria dentro do gênero, caracterizada por produções independentes ou de gravadoras quase artesanais. Canções produzidas com muita paixão e poucos recursos, mas que chegaram a um público considerável em Minas e em outros estados. MC Braz abriu as portas com 'Não Nasci pra me Apegar' (2017), e a partir do ano seguinte emplacou sucessos na internet como  'Procedimento', com o MC L da Vinte, e 'Mina Mercenário', com o MC Luan da BS. 

Novo single

A primeira música de trabalho, 'Culpa Sua', chega ao streaming com clipe a partir desta sexta-feira (27/01). A produção é assinada por DJ Win, um dos responsáveis pela ascensão que o funk produzido em BH tem experimentado nos últimos tempos. É dele, com Tairon e Vitin da Igrejinha, a canetada de 'Baile no Morro', um hit esmagador que esteve no topo das paradas do Spotify e TikTok em 2022.

A parceria entre Win e Braz já foi muito bem sucedida em 'Chama o Vulgo do Malandro', que deu origem ao desafio no Tiktok, e a expectativa é que a repercussão seja ainda maior com 'Culpa Sua'. "Essa música, assim como todo o álbum, é totalmente focada no funk de Belo Horizonte. O que chamamos de uma música no 'pique de BH'. Junto com o DJ Win, um dos precursores desse gênero como produtor, estou há anos compondo Funk Melódico", diz o MC Braz.

Quem também empresta talentos à faixa de Braz é o cantor Gaab, do sucesso 'Tá Querendo'. A colaboração deixou o MC belo-horizontino bastante empolgado para abrir os trabalhos de divulgação do novo disco. "Eu tô muito feliz do primeiro single do meu álbum ser uma colaboração com o Gaab. Ele é muito referência. Eu acompanho ele já tem muitos anos e é aquela coisa, eu não imaginava fazer uma música com ele, logo no momento que escolhi expandir minha carreira para todo o Brasil, ele ser o primeiro", comemora o artista. 

No clipe de 'Culpa Sua', Gaab visita o amigo Braz em Belo Horizonte e desabafa sobre uma desilusão amorosa, enquanto passeiam pela cidade. O cantor paulista acaba no Centro da cidade e quase cai na lábia dos vendedores de shoppings populares, mas se reencontra com MC Braz no Mercado Central para o momento em que a música dá a volta por cima. O vídeo e a faixa chegam aos serviços de streaming nesta sexta-feira (27/01). O álbum 'Beagá', com este single e mais sete faixas inéditas, ainda não tem data de lançamento definida.