Longa-metragem acompanha a despedida de Milton Nascimento dos palcos em 2022
Sob direção de Flavia Moraes, o filme “Milton Bituca Nascimento” estreia em 20 de março nos cinemas de todo o Brasil. O documentário, que acompanha a trajetória do artista em sua turnê de despedida, mostra a dimensão de Milton Nascimento no cenário da música brasileira, acompanhando a comoção dos fãs pelo músico.
“Bituca” é o apelido que acompanha Milton Nascimento desde a década de 60, no início de sua carreira. Aclamado pelos mineiros, o carioca criado em Três Pontas, no Sul de Minas, construiu sua obra interpretando seus afetos por Minas Gerais, seu estado do coração. Em 1972, ele fundou ainda o Clube da Esquina, grupo formado por Milton Nascimento e os irmãos Márcio Borges e Lô Borges, em Belo Horizonte.
No longa-metragem participam nomes da música nacional e internacional, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Criolo, Djonga, Esperanza Spalding, Fito Paez, Gilberto Gil, João Bosco, Mano Brown, Paul Simon, Ronaldo Bastos, Sergio Mendes (1941 – 2024), Tim Bernardes, Toninho Horta, Wagner Tiso, e Zé Ibarra, entre outros artistas.
Milton se aposentou em 2022, com seis décadas de carreira musical. O seu último show levou aproximadamente 55 mil pessoas ao Mineirão, aqui em BH.
Antes de chegar aos cinemas de todo o país, o filme “Milton Bituca Nascimento” faz sua pré-estreia na Mostra de Tiradentes, realizada entre os dias 24 de janeiro e 1° de fevereiro.
A produção do documentário foi orquestrada por meio da parceria entre as empresas Nascimento Música, Gullane e Canal Azul.
Leia também: