FecharX

Muralista mineiro brilha em Lisboa com mural exaltando a flora local

Thiago Mazza foi o único artista brasileiro convidado para o MURO Lx, principal festival de arte urbana da capital de Portugal



Créditos da imagem: Divulgação
Main thiago mazza prancheta 1
Em seu mural de 220m², Thiago Mazza criou um verdadeiro jardim urbano só com flores locais
Redação Sou BH
18/07/21 às 11:36
Atualizado em 18/07/21 às 11:36

O pintor mineiro Thiago Mazza foi o único artista brasileiro convidado para o MURO Lx, principal festival de arte urbana de Lisboa, capital de Portugal. O evento, iniciativa da GAU - Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, contou com exposições, workshops e intervenções de arte urbana, as quais, em apenas nove dias deram novas cores e beleza a uma das zonas em maior desenvolvimento urbanístico da cidade de Lisboa.

Em seu mural de 220m², Thiago Mazza criou um verdadeiro jardim urbano só com flores locais. Inicialmente, o mineiro pensou em fazer suas plantas tropicais. Mas sua imersão na região de Ericeira por causa da quarentena obrigatória o fez mudar de deia. Acostumado a pintar folhagens densas, flores rígidas e grandes, o artista conta que se perdeu na quantidade de pétalas, espinhos e luzes que se formavam em uma única flor do campo. 

O verde tão presente em suas composições, ali no campo português é tímido e se mescla com o dourado e amarelo, portanto um mero coadjuvante que sustenta em seu topo uma explosão de cores e formas que são enaltecidas pela linda luz amarela do fim de tarde em Portugal. 

"Busco despertar sentidos e levar a natureza até as pessoas", afirma Thiago. “A minha intenção é que as pessoas valorizem a flora nativa e vejam como são bonitas as flores que crescem espontaneamente no campo, num lote vago ou até num quintal abandonado.”

A quarta edição do festival incentivou o poder criativo dos artistas urbanos através de técnicas como desenho, pintura, ilustração, grafite, 3D, design, tipografia e escultura associando-as com o território e a identidade do lugar, quer seja em empenas, lojas, pilares, muros e espaços abandonados.